3. Leia o texto abaixo:
Algumas reformas religiosas", como as do rei Ezequias e do rei Josias, buscaram afirmar substancialmente a ideia de
um "deus nacional". Ao rei Ezequias, em torno do ano 700 a. C., foi atribuida uma reforma religiosa, na qual foi
suprimido o culto a Neustā, uma divindade mágico-terapèutica cultuada no santuário central, simbolizada na forma de
uma serpente de bronze. Em sequência a essa iniciativa, e no contexto de graves convulsões e crises sociais acirradas pelo cerco do exército assirio às cidades mais importantes do Reino de Judá, foi realizada a sistematização de um conjunto de leis, usualmente reconhecido como "código da aliança” (Êxodo, 20, 22-23, 19). Este código, que deve ser
datado para o final do século VIII ou inicio do século VII a. C, estrutura diversas leis, em forma concêntrica, em torno de
um eixo teológico que é a negação do culto a outros deuses e a afirmação da exigência somente de Yahveh.
REIMER, Haroldo. Monoteismo e Identidade. Disponível em:. Acesso em: 24 mai. 2012.
O texto apresenta considerações em relação à formação do monoteismo entre os hebreus. A partir da leitura do texto, é correto afirmar que o mesmo:
a) Realiza uma leitura religiosa e não politica de parte da história do povo hebreu.
b) Enfatiza a ideia da existência de um povo sagrado, presente no cristianismo.
c)Estabelece relações entre a regiliosidasde e a história do povo hebreu.
d)Nega a existência do deus Yahveh.
e)Oferece uma leitura fundamentalista do chamado Antigo Testamento.
lucasgamertanarea:
d) Nega a existência do deus Yahveh.
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C) Estabelece relações entre a religiosidade e a história do povo hebreu
Explicação:
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Resposta: (c)
Explicação: estabelece relações entre a religiosidade e a história do povo hebreu
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