3- Leia o texto a seguir e responda à questão proposta. Um dos órgãos mais afetados pela Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, é o pulmão. [...] o ataque do coronavírus aos pulmões gera pneumonia, que é a inflação dos alvéolos pul- monares. [...] "Uma das características das pneumonias virais, todas elas, é comprometer os dois pulmões bilateralmente, infeccionando os alvéolos e atingindo a capacidade de oxigenação do sangue da pessoa" [...]. PNEUMOLOGISTA explica no TBC1 como a Covid ataca os pulmões. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2020. Explique, com base no que se sabe sobre a função dos alvéolos pulmonares, por que a doença cau- sada pelo coronavírus se torna tão grave quando afeta os pulmões.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Coronavírus - SES/MG
BLOG
AFINAL, COMO O CORONAVÍRUS AGE NO ORGANISMO?
Autores*: João Rafael Assis Alderete, Marcela Meirelles Tozzi, Mateus Jorge Nardelli, Gabriella Yuka Shiomatsu, Vitor Yukio Ninomiya, Ricardo Tadeu de Carvalho.
Sabemos que o novo coronavírus afeta as pessoas de forma diferente. Os grupos de risco, por exemplo, apresentam maior chance de desenvolverem a forma grave da doença. Esse grupo inclui idosos, pessoas com imunossupressão, doenças cardíacas, pulmonares, entre outras.
Pesquisas no mundo inteiro buscam explicar por que a gravidade da covid-19 varia tanto entre as pessoas. Entender como o vírus invade o corpo e como ele se defende parece ser o caminho para essa resposta. Compreenda aqui o que a ciência já sabe sobre como o coronavírus age no organismo!
COMO O NOVO CORONAVÍRUS AGE NO ORGANISMO?
O novo coronavírus viaja, principalmente, em gotículas eliminadas na fala, espirros ou tosse. O contato com elas pode ocorrer de forma direta de pessoa para pessoa, — quando beijamos, abraçamos, apertamos as mãos ou ficamos muito perto de pessoas infectadas —, ou de forma indireta, quando encostamos em superfícies e objetos contaminados.
Representação do novo coronavírus ou SARS-Cov-2.
Photo by CDC on Unsplash
Ao entrar no corpo humano, o vírus se multiplica dentro do nosso nariz e outras partes do sistema respiratório de forma despercebida. Essa fase é chamada de pré-sintomática ou de incubação. Nela, apesar de ainda não haver sintomas, indivíduos contaminados são capazes de infectar outras pessoas.
Com o passar dos dias, o coronavírus se espalha e o corpo reage a essa invasão. Nesse período podem surgir os primeiros sintomas, — febre, nariz escorrendo (coriza), dor de garganta e tosse, muito semelhantes a um resfriado comum. Mesmo nessa fase, algumas pessoas não desenvolvem nenhum sintoma da infecção: são os chamados casos assintomáticos, que também parecem poder transmitir a covid-19, apesar de não sabermos com que frequência isso ocorre.
Na maior parte das vezes, o sistema imune consegue combater o vírus de forma eficaz. Por isso, a maioria das pessoas apresenta apenas sintomas leves e recuperam-se após alguns dias.
Entretanto, em alguns casos, o vírus consegue chegar aos pulmões provocando sintomas graves, como falta de ar e, consequentemente, menor oxigenação dos órgãos do nosso corpo. Tudo isso pode ser fatal.
COMO O NOVO CORONAVÍRUS ATACA O PULMÃO NA COVID-19 GRAVE?
No pulmão, o vírus inicia uma inflamação grave, que ataca principalmente os alvéolos. Os alvéolos são pequenos sacos de ar que ficam dentro dos pulmões e são responsáveis pela troca gasosa, ou seja, levam oxigênio ao sangue. O nosso corpo reconhece o vírus como uma ameaça e inicia o processo de combate a esse microorganismo, chamado de inflamação.
A inflamação nos alvéolos leva ao preenchimento desses sacos de ar com líquido, prejudicando a troca gasosa. Assim, nosso sangue não recebe oxigênio suficiente. Além disso, não consegue eliminar o gás carbônico, que é tóxico em grandes quantidades. Tudo isso causa a falta de ar. Nesse estágio, são necessários cuidados médicos imediatos.
Explicação:
Espero ter ajudado