Pedagogia, perguntado por eduardahenrich, 9 meses atrás

3)
Leia o texto a seguir:

Bakhtin apresenta o modelo enunciativo-discursivo de linguagem baseado na interação verbal e no enunciado. O autor propõe então que se pense a interação verbal como a realidade da linguagem. Para ele, a linguagem deve ser estudada como o lugar da interação humana, em que os sujeitos situados historicamente efetuam todo tipo de discurso.

(RODRIGUES, Maria Anunciada Nery; SILVA, Regina Celi Mendes Pereira da. Análise das condições de produção de escrita no ensino médio. Revista Linguagem: São Carlos. 13ª edição – 2010)

O ensino de língua materna no Brasil passou por inúmeras transformações. Contudo, foi a partir da concepção interacionista da linguagem que o objeto de ensino se transformou e permitiu que várias teorias e metodologias fossem apropriadas. Pensando nisso, assinale a alternativa que apresenta o contexto no qual essa concepção e tais transformações se inserem:

Alternativas:

a)
Década de 1950 com a criação e normatização dos livros de gramática, o que permitiu uma maior apropriação das regras do sistema linguístico do da língua portuguesa.

b)
Década de 1960 com a chegada das teorias de texto e discurso no Brasil a concepção de linguagem interacionista de instalou e permitiu que o ensino de tornasse tecnicista.

c)
Década de 1970 com a inserção de um ensino tecnicista e que remetia à reprodução dos textos e não à escrita como um processo crítico e reflexivo.

d)
Década de 1980 e 1990 com a chegada das teorias enunciativas e com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, nos quais o texto se torna o objeto de ensino.

e)
Início dos anos 2000 com a expansão da tecnologia se extingue o ensino da língua portuguesa e começa a intervenção das múltiplas linguagens de forma substitutiva.

Soluções para a tarefa

Respondido por priscilabrazaopsb
0

Av1 1 a 2b 3d 4a 5a certinho


vsouzaa1914: Certinho! Obrigada!
Perguntas interessantes