3) leia o parágrafo a seguir, extraído de um ensaio acerca do tema "saúde do trabalhador" escrito pela pesquisadora Marcia Agostini.
Pensar o lado mais dramático da visão do trabalho leva-nos a pensar no mandato bíblico, da mensagem "ganharás o pão com o suor do teu rosto". Essa expressão nos remete a uma compreensão do trabalho como esforço, risco e sofrimento psíquico. Contudo, devemos pensar o trabalho como uma atividade de transformação da natureza, empreendida socialmente pelos homens, não devendo denotar marca de sofrimento. Pelo contrário, dada a essencialidade do trabalho para a vida dos humanos e de toda a coletividade, sua realização deveria se efetivar nos mais altos imperativos éticos, tais como a participação e a solidariedade dos trabalhadores na sua execução e na divisão do valor e dos frutos desse trabalho no desenvolvimento da sociedade.
a) qual é a tese defendida pela autora do ensaio?
b) qual expressão usada por ela indica sua visão sobre o trabalho não esta presente nas práticas sociais?
c) o trecho bíblico citado coincide com a tese defendida? que relação esta estabelecem?
d) veja alguns tipos de relação metonímicas. em qual deles se encaixam as referencias analisadas no item anterior?
Soluções para a tarefa
Resposta: 3- a) O autor defende em seu texto que a expressão "ganharás o pão com o suor do seu rosto", deve ser entendida de forma positiva e não negativa. Levando em consideração o trabalho como algo digno, que mostra o caráter do homem.
b) A expressão que traz tal efeito a tona é "marca de sofrimento". O autor demonstra como muitos trabalhadores veem seus ofícios como um sofrimento diário.
c) A referência bíblica que coincide com a tese da autora é "Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens", essa tese se encontra em Colossenses 3:23.
d) Algumas referências metonímicas presentes nesse texto bíblico está associado ao verso "tudo que fizerem", pois ao dizer isso o versículo se refere ao trabalho.
Explicação:
A) A tese defendida neste trecho do texto é a de que o trabalho não deve ser relacionado com fruto de algo ruim, como o sofrimento mental e físico. O texto infere que o trabalho pode ser tido como uma participação coletiva para o bem de uma sociedade.
B) O trabalho não estar presente nas práticas sociais é tomada pela expressão "marca de sofrimento".
C) O trecho bíblico "ganharás o pão com o suor do teu rosto" faz uma antítese com o tema proposto pelo texto, já que o autor discorda da frase em tempos atuais.
D) O versículo bíblico que é citado no texto se encaixa no fator de que o trabalho é uma espécie de serviço, independente da ação.
Interpretação de texto
O trabalho desenvolvido na sociedade moderna é elogiado pelo autor, desde que os indivíduos não o relacione com algo ruim, pois ele gera frutos financeiros e representa coletividade.
Veja mais sobre o trabalho na atualidade em https://brainly.com.br/tarefa/43460287
#SPJ2