3-Leia o fragmento do Romance Vidas secas (1938), de Graciliano Ramos:A tremura subia, deixava a barriga e chegava ao peito de Baleia. Do peito para trás era tudo insensibilidade e esquecimento. Mas o resto do corpo se arrepiava, espinhos de mandacaru penetravam na carne meio comida pela doença. Baleia encostava a cabecinha fatigada na pedra. A pedra estava fria, certamente Sinhá Vitoria tinha deixado o fogo apagar-se muito cedo. Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes. *Sobre este trecho percebe-se que: *
a. é marcado pela linguagem opulenta e rebuscada.
b. há um autor cuja linguagem é concisa e regionalista.
c. há um autor em que prevalece a linguagem arcaica e urbana.
d. é marcado pela invenção fonética e s
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Resposta:
3-Leia o fragmento do Romance Vidas secas (1938), de Graciliano Ramos:A tremura subia, deixava a barriga e chegava ao peito de Baleia. Do peito para trás era tudo insensibilidade e esquecimento. Mas o resto do corpo se arrepiava, espinhos de mandacaru penetravam na carne meio comida pela doença. Baleia encostava a cabecinha fatigada na pedra. A pedra estava fria, certamente Sinhá Vitoria tinha deixado o fogo apagar-se muito cedo. Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes. *Sobre este trecho percebe-se que: *
a. é marcado pela linguagem opulenta e rebuscada.
b. há um autor cuja linguagem é concisa e regionalista.
c. há um autor em que prevalece a linguagem arcaica e urbana.
d. é marcado pela invenção fonética e
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