História, perguntado por oliveiraanny004, 7 meses atrás


3) Leia o discurso de Juscelino Kubitschek, denominado Mensagem de Anápolis, sobre a criação da Companhia Urbanizadora da Nova Capital.

“A ideia da transferência da capital se constituiu num dos problemas mais importantes de nossa evolução histórica, remontando à própria Inconfidência Mineira.

As Constituições de 1891, 1934 e 1946 acolheram, expressamente, as aspirações gerais nesse sentido, estabelecendo de forma taxativa que a transferência se faria para o planalto central do país, sendo que a constituição em vigor ainda foi mais explícita do que as anteriores, formulando, inclusive, normas para a localização da futura capital e estabelecendo o processo para a aprovação do local e início da delimitação da área correspondente, a ser incorporada ao domínio da União.”

Na mensagem de JK é claro o histórico interesse do Estado brasileiro em transferir a capital que então se localizava no Rio de Janeiro. Entre os argumentos favoráveis à transferência da capital, encontrava-se:


a) a integração nacional, estimulando a ocupação do sertão brasileiro.

b) a saída do Rio de Janeiro, devido à corrupção latente da cidade.

c) a necessidade de deixar a capital longe das ondas modernizantes que chegavam rapidamente às regiões litorâneas.

d) a necessidade de ocupação do interior do Brasil, já que não houve movimento populacional algum para essa região durante a história do país.

Soluções para a tarefa

Respondido por anaflavia0031l
9

Resposta:

Olá,

Letra a

Explicação:

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes