História, perguntado por mariaceciliasilva745, 7 meses atrás

3)Leia estes versos do poema Padrão,se Fernando Pessoa:

E ao imenso e possível Oceano
Ensinaram estás Quinas,que aqui vês,
Que o mar com fim será grego ou romano:
O mar sem fim é português.

a)Considerando o que você estudou,identifique o "mar com fim" e o "mar sem fim" de que fala no poema .

b)Qual e a diferença entre o "mar com fim" grego ou romano e o "mar sem fim" português?

c)No contexto das Grandes Navegações, o "mar sem fim" era apenas português? Explique.​

Soluções para a tarefa

Respondido por abajurbrilhante
17

Resposta:

a) O mar com fim seria sobre a teoria da Terra Plana, que nessa época todos falavam que no fim do oceano tinha um gigantesco abismo, e o mar sem fim fala sobre a teoria da Terra Esférica

b) O poeta Fernando Pessoa, ao dizer no seu poema “Que o mar com fim será grego ou romano”, referia-se ao fato de esse domínio restringir-se ao Mediterrâneo. No entanto, ao dizer que “O mar sem fim é português”, faz alusão ao fato de o domínio português estender-se aos oceanos Atlântico e Índico.

c) Com “mar sem fim” ele fala das conquistas portuguesas além dos continentes conhecidos, que foram descobertos com a tentativa de encontrar um caminho para as Índias, garantindo aos portugueses o controle das terras litorâneas brasileiras

Espero ter ajudado

Bons estudos

ah, e se puder me dar melhor resposta eu agradeço


mariaceciliasilva745: muito obrigada
abajurbrilhante: de nada :)
engelmannlais: obrigada
Respondido por martinkoliveira
29

a) Ao utilizar a expressão "mar com fim", Fernando Pessoa se refere ao terraplanismo, uma teoria que afirma que a Terra é plana. Portanto, o mar, de acordo com essa teoria, teria fim.

Já ao utilizar o termo "mar sem fim", o autor faz referência à teoria da Terra esférica, onde o planeta seria redondo. Portanto, de acordo com essa teoria, o mar não teria fim.

b) A diferença entre "mar com fim" grego ou romano e o "mar sem fim" português é que o primeiro se daria no mar Mediterrâneo, onde os povos gregos e romanos dominavam, enquanto que o segundo se daria nos oceanos Atlântico e Índico, onde os portugueses eram quem tinham o maior domínio.

c) Não, no contexto das Grandes Navegações, o "mar sem fim" era também espanhol, pois Portugal e Espanha protagonizaram uma espécie de corrida no mar, com o objetivo de expandir suas terras e economias.

Veja mais sobre assunto relacionado em:

https://brainly.com.br/tarefa/43004265

Anexos:
Perguntas interessantes