Português, perguntado por F3RN4ND0R0NH4, 10 meses atrás

3. Leia atentamente: (0.1 cada acerto)
A revista Veja apresentou o ponto de vista do advogado Evandro Lins e Silva a respeito da prisão. Um dos trechos da matéria diz o seguinte:
Toda vez que a violência aumenta, as pessoas tendem a clamar por medidas punitivas mais rigorosas para os transgressores das leis. Pedem a pena de morte para os mais perigosos e cadeia para todos que saiam do trilho da conduta determinada pela legislação em vigor. Essa é uma reação instintiva e nada racional. Ninguém ignora que hoje no Brasil a prisão não regenera nem ressocializa as pessoas que são privadas da liberdade por terem cometido algum tipo de crime. Ao contrário, é de conhecimento geral que a cadeia perverte, corrompe, deforma e embrutece. É uma fábrica de reincidência e uma universidade às avessas, onde se diploma o profissional do crime. A prisão, essa monstruosa opção, perpetua-se ante a insensibilidade da maioria como uma forma ancestral de castigo. Positivamente, jamais se viu alguém sair de um cárcere melhor do que quando entrou. Os egressos do cárcere estão sujeitos a uma outra terrível condenação: o desemprego. Pior que tudo, são atirados a uma obrigatória marginalização. O ex-condenado só tem uma saída: incorporar-se ao crime organizado. A sociedade, que os enclausurou sob o pretexto hipócrita de reinseri-los em seu seio, os repudia.
Os partidários da volta a métodos bárbaros de repressão não entendem que estão transformando homens em feras e aumentando a legião de desajustados. Eles têm conquistado muito terreno no Brasil, nos últimos tempos, com a prisão cautelar que atinge os inocentes e serve de pretexto para a prática de constantes abusos de poder, e a agravação de penas para crimes hediondos. Procura-se criar uma atmosfera de pânico, que oferece ensejo ‘a pena de morte’. Nenhum desses pregoeiros da repressão pensa na prevenção dos delitos, no atendimento aos menores abandonados, na criação de condições socioeconômicas que impeçam a geração de novos delinquentes.

Do texto depreende-se que a sociedade é hipócrita pelo fato de:
( ) reintegrar plenamente o ex-condenado ao seu seio.
( ) oferecer ao detento condições favoráveis à sua recuperação.
( ) mascarar a discriminação aos ex-condenados, enquanto finge aceitá-los.
( ) procurar criar condições socioeconômicas a fim de sanar a delinquência juvenil.
( ) ser favorável à opressão do contingente de desajustados e criminosos.

b. No trecho: "Positivamente, jamais se viu alguém sair de um cárcere melhor do que quando entrou." O termo "positivamente" no contexto do parágrafo equivale a:
( ) definitivamente
( ) necessariamente
( ) eventualmente
( ) principalmente
( ) normalmente

c. Segundo o autor, a criação de uma atmosfera de pânico na população terá com consequência a
( ) "prática de constantes abusos do poder."
( ) "proposta legislativa do retorno à pena de morte."
( ) "prevenção dos delitos."
( ) "agravação de penas para crimes hediondos".
( ) "criação de condições socioeconômicas.

d. Para o autor, o desemprego dos ex-condenados obriga-os à:
( ) reintegração no mundo da criminalidade.
( ) volta da política de ajuda mútua.
( ) prática de métodos bárbaros de repressão.
( ) reincidência de comportamentos racionais.
( ) procura de alternativas viáveis no campo de trabalho.

Soluções para a tarefa

Respondido por fabiolaback
0

Resposta:

EU TAMBEEEEMMM PRECISOOOOOOOO

Explicação:


F3RN4ND0R0NH4: IDEMMMM
Perguntas interessantes