3.Leia as frases a seguir e verifique quais proposições são verdadeiras e quais são falsas. I. As sociedades africanas sempre estiveram isoladas em relação aos povos de outros continentes, o que tornou o comércio africano muito restrito durante a Antiguidade. II. Por séculos, o deserto do Saara funcionou como uma barreira natural, separando a África setentrional da África subsaariana. Apesar disso, povos nômades do deserto, que praticaram o comércio transaariano, contribuíram para promover a intensa troca comercial e cultural entre os povos dessas regiões. III. Apesar de contar com grande diversidade linguística, os hábitos culturais dos africanos são muito semelhantes na atualidade.IV. De acordo com evidências, há cerca de 5 mil anos, parte do atual Saara tinha vegetação e contava com recursos hídricos. Agora, escolha a alternativa que melhor se ajusta ao que você identificou. 2 pontos a) As afirmações I e II são falsas. b) As afirmações II e IV são verdadeiras c) As afirmações I e III são verdadeiras. d) Apenas a afirmação II é verdadeira. e) Todas as afirmações são falsas. E finalmente, explique o erro das afirmações marcadas como falsas. * 2 pontos 4.Quem eram os faraós negros? * 2 pontos 5.Quais eram os papéis sociais das candaces no Reino de Cuxe? 2 pontos
Soluções para a tarefa
Resposta:
3)Resposta serta e a alternativa (C)
4) Os faraós negros eram poderosos guerreiros e suas tropas foram praticamente as únicas que conseguiram evitar o domínio dos povos assírios (povos semitas extremamente guerreiros) no Egito. ... Portanto, após a morte de Piye, em 715 a.C., seu irmão, Shabaka, estabeleceu a 25ª dinastia na cidade egípcia de Mênfis.
5)As candaces são as rainhas mães da realeza africana na antiguidade. Corajosas guerreiras, as rainhas candaces exerceram funções políticas, sociais e culturais assumindo a totalidade do poder no Império de Cuxe.
Explicação:
3) São verdadeiras as afirmações II e IV.
4) Os chamados “faraós negros” foram uma série de soberanos núbios que reinaram sobre todo o Egito durante três quartos de século, constituindo a 25ª dinastia.
5) Governar o reino sem a interferência de nobres do sexo masculino.
O continente africano na antiguidade
3)
I) Falsa. As civilizações africanas do mundo antigo estabeleceram grandes redes de comércio e conexão com outros povos, inclusive fora do continente, como aconteceu com o reino de Axum.
II) Verdadeira.
III) Falsa. A diversidade cultural das civilizações africanas da atualidade é tão distinta como foi no mundo antigo.
IV) Verdadeira.
4)
Os chamados “faraós negros” foram uma série de soberanos núbios que reinaram sobre todo o Egito durante três quartos de século, constituindo a 25ª dinastia. Esses governantes controlaram uma imensa área do continente e reunificaram um Egito fragmentado, criando um império que se estendia desde a divisa meridional na atual Cartum, seguindo na direção norte, até o Mediterrâneo.
5)
A partir do século II a.C. surgiram as candaces no Reino de Cuxe. Eram mulheres da nobreza que governavam o reino de forma independente, ou seja, sem a interferência de nobres do sexo masculino.
Mais sobre o continente africano na antiguidade em:
https://brainly.com.br/tarefa/30523195
https://brainly.com.br/tarefa/53177988
#SPJ2