3-Leia, a seguir, mais três trechos do livro Da minha terra à Terra. [...] Também cresci em meio à contraluz: quando era garoto, para proteger a pele clara, sempre me colocavam chapéu na cabeça ou me instalavam embaixo de uma árvore. Na época, não existia protetor solar. E eu sempre via meu pai vindo até mim sob o sol, na contraluz. Essa luz e esses espaços, portanto, pertencem à minha história. Quem não gosta de esperar não pode ser fotógrafo. Em 2004 cheguei à ilha Isabela, em Galápagos, aos pés de um belíssimo vulcão chamado Alcedo. Deparei-me com uma tartaruga gigante, enorme, de no mínimo duzentos quilos, da espécie que deu nome ao arquipélago. Cada vez que me aproximava, a tartaruga se afastava. Ela não era rápida, mas eu não conseguia fotografá-la. Então refleti e pensei comigo mesmo: quando fotografo seres humanos, nunca chego de surpresa ou incógnito a um grupo, sempre me apresento. Depois me dirijo às pessoas, explico, converso e, aos poucos, nos conhecemos. Percebi que, da mesma forma, o único meio de conseguir fotografar aquela tartaruga seria conhecendo-a; eu precisava me adaptar a ela. Então me fiz tartaruga: fiquei agachado e comecei a caminhar na mesma altura que ela, com as palmas e joelhos no chão. A tartaruga parou de fugir. “Gênesis” é minha declaração de amor à natureza. E por isso não me fez esquecer dos seres humanos, pois estes também são elementos dessa natureza maravilhosa. Observe o título do livro de Sebastião Salgado do qual foram extraídos os trechos que você leu anteriormente: Da minha terra à Terra. a) Justifique o uso do acento indicador da crase nesse título. b) Reescreva o título, trocando de lugar as palavras terra e Terra. Depois, responda: A crase se mantém? Por quê?
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:a) A passagem do texto 1 que exemplifica a afirmação da quarta capa é o relato de como o fotógrafo tratou a tartaruga. Salgado explica que, para vencer a timidez do animal e impedir que ela se afastasse, ele se comportou do mesmo modo como agia com pessoas ao fotografá-las: com respeito, buscando estabelecer um contato amigável e um conhecimento mútuo. Para fotografar a tartaruga ele se abaixou, colocando-se na mesma altura e na mesma posição horizontal que ela.
b) Respostas possíveis: “é preciso ter paciência para esperar o que vai acontecer”; “É preciso descobrir o prazer da paciência”.
Explicação: BONS ESTUDOS :) LINDUSSS
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Física,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás