3. Leia a poesia a seguir, de Augusta Schimidt: Mata Atlántica, Pedaços verdes de um pais gigante Amostras preciosas de rara beleza, Santuário de vida Orgulho do coração Deste Brasil irmão. Do litoral ao interior Hoje. Exuberantes montanhas Da Mata Atlántica original Enfeitavam a nossa costa Vê-se cadeias de montanhas Com suas belas e frondosas Abrigando cascatas cristalinas árvores Cujas águas dançarinas quem por aqui passava Mergulham nos rios do litoral. Não mais se afastava. Mata Atlantica. Veio a ocupação, Bela. Suntuosa, O progresso chegou Com suas bromélias e orquideas Muita cana e café se plantou, Samambaias e palmeiras, Um grande pedaço de chão. Pastagens e cidades se formou. Floresta majestosa De norte a sul Abrigo dos animais. A leitura do poema de Augusta Schimidt permite refletir sobre qual alerta relacionado à ocupação da mata atlântica?
Soluções para a tarefa
O poema de autoria de Augusta Schimidt aborda uma reflexão a respeito da ocupação da Mata Atlântica desde a chegada dos colonizadores portugueses.
Quando os portugueses chegaram, o território brasileiro era uma enorme extensão de terras verdes e cheia de diversidade. Sendo uma região de beleza natural incrível, com muitas montanhas e cursos d’água.
A ocupação foi rápida e suntuosa, mas ao trazer o progresso também trouxe a exploração dos recursos naturais existentes e deu início à urbanização de grandes áreas da mata atlântica brasileira.
Bons estudos!
Resposta:
a mata atlântica ocupava-se muito pouco espaço mas com os cidadões vendo ela creçeu e foi evoluindo ate chegar a otima e linda mata de hoje
Explicação:
Espero ter ajudado,
Bons estudos.
Marque como a melhor resposta por favor.