3- Leia a citação a seguir: Mago designa um homem que alia o saber ao poder de agir para a criação de mundos desejáveis. BRUNO, Giordano. Tratado da magia, 1591. Apud JOB, Nelson. Ontologias em devir: confluências entre magia e ciência. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2012. Tal como demonstra a citação de Giordano Bruno, sentenciado pela Inquisição à morte na fogueira, a magia despertava o interesse de pensadores e cientistas que estudavam as formas de intervir nas forças da natureza, no período entre os séculos XV e XVI. Com base no exposto, explique como a citação de Giordano Bruno contraria os princípios que sustentaram a ação da Inquisição;
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
A citação de Bruno descreve uma classe social que é capaz de, por meio de um conhecimento específico, modificar as bases da sociedade na qual vive, associando conhecimento ao poder.
Embora seja ridículo imaginar que Bruno acreditava em magia, o que ele diz aqui, de forma disfarçada, é que a Razão, o conhecimento reflexivo, poderia ter um poder semelhante ao da magia, de modo que pessoas que pensavam criticamente, como Bruno, poderiam derrubar as bases da sociedade dogmática da sua época, e ameaçar a autoridade do Clero.
Perguntas interessantes