3. Karl Marx elaborou conceitos e teorias para a compreensão da sociedade capitalista que se estabelece fortemente no final do século XIX na Europa. Sobre o conceito de classes sociais é correto afirmar:
I. Existem duas classes sociais: a classe dominante e a classe dominada.
II. As classes sociais surgem a partir da divisão social do trabalho
III. A propriedade dos bens de produção varia de classe para classe até chegarem aos trabalhadores.
IV. São marcadores sociais pouco definidos na sociedade organizada pelo modo de produção capitalista.
Marque a alternativa correta:
a) Somente a alternativa I está correta.
b) Somente a alternativa II está correta.
c) Somente a alternativa III está incorreta.
d) As alternativas I e IV estão corretas.
e) As alternativas I e II estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As relações de produção regulam tanto a distribuição dos meios de produção e dos produtos quanto a apropriação dessa distribuição e do trabalho. Elas expressam as formas sociais de organização voltadas para a produção. Os fatores decorrentes dessas relações resultam em uma divisão no interior das sociedades.
Por ter uma finalidade em si mesmo, o processo produtivo aliena o trabalhador, já que é somente para produzir que ele existe. Em razão da divisão social do trabalho e dos meios, a sociedade se extrema entre possuidores e os não detentores dos meios de produção. Surgem, então, a classe dominante e a classe dominada (ou seja, a dos trabalhadores). O Estado aparece para representar os interesses da classe dominante e cria, para isso, inúmeros aparatos para manter a estrutura da produção. Esses aparatos são nomeados por Marx de infraestrutura e condicionam o desenvolvimento de ideologias e normas reguladoras, sejam elas políticas, religiosas, culturais ou econômicas, para assegurar os interesses dos proprietários dos meios de produção.
Percebendo que mesmo a revolução burguesa não conseguiu abolir as contradições entre as classes, Marx observou que ao substituir as antigas condições de exploração do trabalhador por novas, o sistema capitalista de produção em seu desenvolvimento ainda guarda contradições internas que permitem criar condições objetivas para a transformação social. Contudo, cabe somente ao proletariado, na tomada de consciência de classe, sair do papel de mero determinismo histórico e passar a ser agente dessa transformação social.
As contradições são expressas no aumento da massa de despossuídos, que sofrem com os males da humanidade, tais como a pobreza, doenças, fome e desnutrição, e o atraso tecnológico em contraste com o grande acúmulo de bens e riquezas em grandes centros financeiros e industriais. É só por meio de um processo revolucionário que os proletários de todo o mundo, segundo Marx, poderiam eliminar as condições de apropriação e concentração dos meios de produção existentes. Acabando a propriedade desses meios, desapareceria a burguesia e instalar-se-ia, transitoriamente, uma ditadura do proletariado até que se realizem as condições de uma forma de organização social comunista.
Explicação:
espero ter ajudado , demorou bastante
Karl Marx foi um dos principais autores da sociologia, apresentando o conceito de sociedade a partir da luta de classes. Baseado nessa ideia, a sequência correta está em: I, II.
Karl Marx entendeu a divisão social a partir do proletariado e da burguesia, onde o estado atua como uma ferramenta de organização e controle social, expressivamente utilizada para coagir o indivíduo em questões que se relacionam a fatores sociais e econômicos.
Por fim, os marcadores sociais são definidos justamente pela divisão que o trabalho acaba promovendo todos os dias.
Mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/22509879