3-Justifique a grande necessidade dos modais de transporte serem interligados no território brasileiro. 4-Observe o mapa da Malha Ferroviária do Brasil e depois escreva suas observações sobre o transporte ferroviário brasileiro. Não deixe de analisar: custos, tamanho do território e as demais características desse meio de transporte. 5-Qual o principal meio de transporte usado na exportação brasileira?
Soluções para a tarefa
Resposta:
3- justifica-se pelas grandes distâncias e a busca da redução dos custos de transporte.
4- I- A Transnordestina Logística S/A (TLSA) é uma empresa privada do Grupo CSN, responsável pela construção e operação da Ferrovia Nova Transnordestina (EF-232 e EF-116), projetada para ligar o Porto de Pecém, no Ceará e o Porto de Suape, em Pernambuco, ao cerrado do Piauí, no município de Eliseu Martins, com extensão total de 1 753 quilômetros.
II- A malha ferroviária sob gestão da MRS tem peso estratégico acentuado para toda a economia nacional justamente por sua disposição geográfica: ela estabelece conexão entre regiões produtoras, grandes centros de consumo e cinco dos maiores portos do país (nos municípios de Rio de Janeiro, Itaguaí, Sepetiba e Santos). São 1.643 km de ferrovia, que equivalem a aproximadamente 6% da estrutura nacional e nos quais são transportados cerca de um terço de toda a produção nacional, números que dão a exata noção do nível de produtividade do sistema.
III- Na Malha Sul privatizada pela América latina Logística (ALL),binacional temos um excelente desempenho das ferrovias, com 15.628km de extensão e volume de carga de 20,7 milhões de toneladas. Os produtos
mais transportados por ela são: grãos. produtos siderúrgicos, contêineres, água, vinho, pedra e cimento.
5- o modal marítimo é o principal meio empregado no transporte das mercadorias até os países de destino das exportações. Ao todo, 57,4% das empresas brasileiras usam navios para escoar sua produção.
3. O Brasil é um país que apresenta dimensões continentais. Por isso, é essencial que os meios de transporte sejam interligados no território brasileiro.
4. Nota-se que o transporte predominante no território nacional é o rodoviário. Este é mais caro, porque exige maiores gastos para manutenção. Além disso, é um transporte considerado lento, portanto, pode ser caracterizado como ineficiente para o território brasileiro todo.
5. O meio rodoviário.