História, perguntado por p0ppys, 8 meses atrás

3- Jânio Quadros governou por um curto prazo (31/01/1961 a 25/ 08/1961), sua política desde a campanha até seu governo era baseada na nova cultura do discurso político populista. Faça uma análise sobre quais foram os símbolos, ideologias e ações que ele produziu e influenciou na cultura social e política do Brasil de 1961, depois compare com as política atual e descreva as diferenças e semelhanças.​

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
284

Sobre a influência de Jânio Quadros na cultura social e política do Brasil de 1961, podemos apontar que a vassoura era um objeto e símbolo utilizado pelo mesmo, que prometia "varrer" (limpar) a sujeira deixada pela corrupção no país; ou seja: apontava-se como alguém que iria combater a corrupção.

Porém, Jânio Quadros não possuía um claro posicionamento político, seu governo era basicamente populista; o mesmo vendia-se como carismático para as massas. Aos poucos foi perdendo sua popularidade por adotar medidas contraditórias e pouco populares, tal como a proibição de desfiles de bikini e rinhas de galo.


joncordonia: muito obrigado :D
Respondido por paynegrazielly13
13

Resposta:Jânio Quadros foi uma enorme representação do populismo, em tempos em que a política ainda não costumava ser popular.

A história do Brasil não é feita de muitas eleições e bastante participação do povo. Pode-se dizer que a primeira figura política a criar uma grande movimentação popular de apoio foi Getúlio Vargas (que governou pela primeira vez de 1930 e 1945). As eleições de 1945 foram as primeiras da história do Brasil em que a maioria da população adulta pode votar.

Jânio Quadros foi eleito em 1960 - ou seja, não muito depois disso. Ele foi um candidato "anti-sistema", ou seja, alguém que se posicionou como cidadão olhando de fora para a política e indignado com a corrupção que estava ali presente (embora ele fosse também um político). A simbologia que ele usou, da "vassourinha" que ele ia usar para varrer a corrupção, mostra como ele se via como alguém de fora.

Essa figura de alguém de "fora do sistema" ainda é presente, e diversos candidatos de hoje em dia usam essa mesma forma de se posicionar.

Saiba mais sobre a campanha de Jânio Quadros: brainly.com.br/tarefa/12601477

Explicação: espero ter ajudado nos estudos de vcs <3 tchau galerinha

Perguntas interessantes