3- Indique alguns exemplos de obras importantes que foram feitas com a tècnica de pintura que
você escolheu.
xilogravura de cordel
Soluções para a tarefa
Resposta:Dado ao seu caráter cultural, social, literário, poético, político, educativo e artístico, a xilogravura – elemento do Movimento Armorial – insere-se na perspectiva de desenvolvimento da valorização, do respeito, da preservação, do cultivo e interesse da sociedade pela cultura popular, sendo objeto de estudo, conhecimento e aprendizado.
Neste sentido, o objetivo deste trabalho é discutir a importância da arte da xilogravura para compreensão do romanceiro popular (Literatura de Cordel), que tem suas raízes no medieval ibérico que penetrou no Brasil.
Mesmo apresentando tantas dificuldades, é nesta região que grande parte de escritores, cineastas, universitários, pesquisadores, intelectuais, busca inspiração para escrever livros, poemas, para fazer filmes, novelas, teatros e, também, para elaborar teses, desenvolver estudos, enfim, uma série de atividades culturais.
Seu precursor, o poeta, escritor, professor e mestre Ariano Suassuna procurou valorizar a cultura popular da região, fazendo das suas manifestações a fonte alimentadora do seu trabalho erudito.
movimento armorial tem uma ligação com o espírito mágico do Romanceiro Popular do Nordeste – a literatura de cordel – com a música de viola, rabeca, pífano, que acompanha seus “cantadores”, e com xilogravuras, ilustração de suas capas, assim também com o espírito e a forma das artes e espetáculos populares.
gravura armorial constitui-se, primeiramente, em utilizar a forma mais primitiva e simples, que é a madeira, mas não a madeira das árvores nativas e sim compensadas, e as ferramentas são construídas de forma artesanal pelos próprios artesãos.
Nos anos 40, a xilogravura chega ao apogeu no Nordeste rural, surgindo nomes ao lado dos artistas tradicionais: Expedito Sebastião da Silva, Augusto Laurindo Alves (Cotinguiba), José Estácio Monteiro, José Martins dos Santos, Minelvino Francisco da Silva, Eneias Tavares dos Santos, além de José Soares da Silva (Dila), José Costa Leite, José Francisco Borges (J.
Explicação: