Geografia, perguntado por marianafsousa, 11 meses atrás

3 impactos ambientais e o que causam cada um.






Preciso pra amanha pfv


marianafsousa: Causou*

Soluções para a tarefa

Respondido por Amanda0800
1

Impactos ambientais causados pela mineração

A mineração é uma atividade de extração de minerais como o carvão, o petróleo e o gás natural. Esses minerais são encontrados em forma natural sólida, líquida ou gasosa.

Os minerais são recursos esgotáveis, ou seja, eles não se renovam naturalmente e tendem a acabar quando há muita exploração.

Depois de extraídas, as substâncias minerais são processadas com substâncias químicas, geralmente nocivas para a natureza. Isso é feito para que os minerais sejam utilizados na indústria.

Parte dos minerais extraídos é estéril, não serve para a indústria. Então esse material é depositado em áreas vizinhas à mina.

Assim, os principais impactos ambientais da mineração são a poluição da água, a poluição do ar, a poluição sonora, a subsidência do terreno (afundamento gradativo da superfície da terra), e rejeitos radioativos.

A poluição da água, por exemplo, acontece na exploração do carvão. A água da chuva infiltra sobre os rejeitos da mineração e atinge os corpos hídricos superficiais ou subterrâneos. Dessa forma, a água é contaminada com elementos tóxicos que a tornam imprópria para qualquer uso, além de contaminar a fauna e a flora aquática.

O garimpo também provoca a contaminação dos recursos hídricos. Os principais impactos ambientais desta atividade são: desmatamentos e queimadas, alteração da qualidade e do curso de canais de água, erosão do solo, fuga de animais silvestres, poluição química causada pelo mercúrio na biosfera e na atmosfera.

A mineração de bens da construção civil, como areia, argila e brita, é feita próxima aos ambientes urbanos. Existe um alto índice de clandestinidade nessa atividade. E os impactos ambientais são grandes e descontrolados: degradação de ambientes de delicado equilíbrio ecológico (dunas e manguezais), alteração de canais naturais de rios e dos aspectos paisagísticos.

Impactos ambientais causados pelas fontes de energia

Os impactos ambientais causados pela obtenção de energia são discutidos mundialmente devido à gravidade da questão. Afinal, a maior parte do mundo é urbana e necessita de energia para funcionar.

As termelétricas, por exemplo, produzem energia através da queima em caldeira de carvão. Esse calor produzido aquece a água que circula numa rede de tubos, criando vapor. É esse vapor que movimenta as pás das turbinas, ligadas a um gerador, e assim a energia elétrica é produzida.

O vapor gerado é resfriado por um condensador e volta à rede de tubos, reiniciando o ciclo. Por isso, as termelétricas geralmente são instaladas próximas de leitos de rios ou mar, pois a água deles é utilizada para condensar o vapor.

Esse processo eleva a temperatura da água dos rios e mares onde as termelétricas estão instaladas, pois a água utilizada é devolvida mais quente. Isso compromete a fauna e a flora da região, além de aumentar a temperatura média local.

Além disso, as usinas termelétricas queimam combustíveis como o diesel e o carvão. Essa queima é fonte de gás carbônico e óxidos de nitrogênio, que aumentam o efeito estufa e geram chuvas ácidas.

Impactos ambientais causados pela agricultura

A agricultura é uma atividade indispensável para a existência e sobrevivência das pessoas. Afinal é dela que vem todo o alimento consumido no mundo, e também o alimento dos animais que são criados e abatidos para o consumo humano.

Perguntas interessantes