Filosofia, perguntado por pregadormauriciobarb, 8 meses atrás

3)
Há duas correntes de pensamento que se cruzam: cristianismo e filosofia grega. Na antiguidade clássica grega prevalecia a filosofia e o pensamento, calcado na razão. Na Idade Média prevaleceu a teologia, que é a fé na revelação. A filosofia era considerada a ancilla theologiae (“serva da teologia”). Embora os medievais fossem mais teólogos do que filósofos, eles se esforçaram muito para encontrar uma síntese entre a fé e a razão. No final da Idade Média, este equilíbrio se rompe e a filosofia torna-se independente da fé e da revelação. É o aparecimento do iluminismo, em que tudo deveria ser explicado à luz da razão. É nessa época que surgem as ciências e o método teórico-experimental. Pascal, mesmo sendo homem de ciência, se rebelara contra a suprema autonomia da ciência. Para ele, embora a ciência tenha um poder extraordinário, ela não é capaz de explicar a origem do Espírito e do Universo.

A partir da leitura do texto podemos afirmar que a fé cristã, nos dias atuais, deve ser:

Alternativas:

a)
Independente da razão, uma vez que somente através da revelação especial se pode conhecer a Deus.

b)
Superior a razão, uma vez que é através da razão que se poderá compreender a revelação especial, mas o conhecimento de Deus decorre somente da Fé.

c)
Inferior a razão, uma vez que é através da razão que se poderá compreender a revelação especial e sem ela a fé sozinha não é capaz de levar ao conhecimento de Deus.

d)
Exercida em condição de igualdade frente a razão. Será no equilíbrio entre fé e razão que o ser humano pode desenvolver uma fé racional capaz de levá-lo ao conhecimento de Deus.

e)
Exercida como caminho alternativo à razão. Uma vez que fé e razão são caminhos distintos para se chegar ao conhecimento de Deus.

Soluções para a tarefa

Respondido por michelleandrade68
1

Resposta:

letra d

Explicação:

Respondido por larissamagrani
0

Podemos afirmar que a fé cristã, nos dias atuais, deve ser exercida em condição de igualdade frente a razão. Será no equilíbrio entre fé e razão que o ser humano pode desenvolver uma fé racional capaz de levá-lo ao conhecimento de Deus (D).

A Filosofia Cristã

O pensamento medieval atribiu grande importância a Deus e à Revelação do Verbo Encarnado, ou seja, Jesus Cristo.

Houve a criação de Universidades e a retomada de pensamentos platônicos, aristotélicos e neoplatônicos nos pensamentos dos santos e dos padres católicos no que tange o Medievo.

A Idade Média pode ser dividida, na filosofia, em duas vertentes: a Patrística e a Escolástica.

Saiba mais sobre Filosofia Medieval em: brainly.com.br/tarefa/18547165

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes