3) Glândulas e hormônios são exclusivos do sistema endócrino? Quais outros órgãos que NÃO fazem parte desse sistema, mas também produzem hormônios importantes?
4) Cite 3 hormônios que NÃO são produzidos por glândulas do sistema endócrino e suas respectivas funções.
Soluções para a tarefa
Resposta:
3) Não, o sistema exócrino também possui glândulas, e os órgão que eu cito são: figado e pâncreas.
Acho que da questão 3 não tem muito o que dizer é só isso mesmo, mas qualquer dúvida pergunte.
4) a glândula mamária do sistema exócrino produz vários hormônios, são els estrógeno, progesterona, lactogênio placentário, prolactina e gonadotrofina coriônica.
Explicação:
4) Vou explicar apenas três como solicitado.
O estrogênio ou estrógeno é um hormônio sexual feminino produzido mais intensamente pelos folículos do ovário. Ele começa a ser produzido na adolescência e continua até a menopausa.
*Estimula o crescimento do endométrio do útero preparando-o para a fertilização;
*Regula a distribuição de gordura no corpo, contribuindo para as formas corporais femininas, como por exemplo da região do quadril;
*Desenvolvimento mamário;
*Crescimento de pelos pubianos;
*Estimula o desenvolvimento dos pequenos e grandes lábios da vulva.
A prolactina é um hormônio hipofisário, que possui como principal função desencadear a produção de leite pelas glândulas mamárias durante a lactação. É secretada em quantidade variada devido a estímulos como a amamentação, ovulação, alimentação, acasalamento e tratamento com estrógeno.
1) Reprodução
A prolactina impede a reprodução durante a lactação, quando seus níveis estão mais altos, por inibir a liberação do hormônio liberador de gonadotropina hipotalâmica (GnRH) e impedir a ovulação pela inibição direta da atividade da enzima aromatase ovariana.
Durante a gestação, ela também influencia na progressão da gravidez.
2) Metabolismo
Produz diversos efeitos no metabolismo da glicose e dos lipídios. A prolactina aumenta a sensibilidade a insulina e as funções dos adipócitos. No entanto, em casos de hiperprolactinemia, o excesso desse hormônio auxilia no desenvolvimento de diabetes mellitus e obesidade.
3) Osmorregulação
A prolactina causa diminuição da excreção renal de sódio e potássio e aumento da liberação de cloreto de sódio no suor. Além disso, aumenta a absorção intestinal de água e íons.
4) Sistema imunológico
A prolactina diminui a imunidade da mãe se os níveis estiverem elevados durante a gestação, favorecendo sua manutenção.
A progesterona, ao contrário do estrogênio, não exerce atividade sobre a determinação das características sexuais femininas. A atividade da progesterona é preparar o útero para uma possível gestação, recebendo o óvulo fecundado e estimulando a produção de leite.
A progesterona é diretamente responsável pela manutenção e sustentação do feto no útero, estimulando, durante as primeiras duas semanas de gestação, as glândulas da trompa de Falópio e endométrio secretarem nutrientes essenciais para o zigoto. As contrações uterinas são inibidas para evitar que o feto seja expulso, pois bloqueia a produção de prostaglandinas e diminui a sensibilidade à ocitocina.
Espero ter ajudado (;-;)