3 Getúlio Vargas é um dos personagens mais controversos da história brasileira. Conside- rado por alguns um defensor incondicional dos interesses nacionais e por outros um di- tador populista, seu suicídio, em 24 de agos- to de 1954, ajudou a transformá-lo em mito. Agora, vocês vão fazer um debate sobre a fi- gura de Getúlio Vargas. a) Sob a orientação do professor, dividam-se em três grupos: um para defender as ações do governo de Vargas; o segundo para com- batê-las; e o terceiro para fazer questiona- mentos para os dois primeiros. b) Os três grupos vão pesquisar publicações impressas ou eletrônicas que analisam o go- verno de Vargas. Anotem dados que podem sustentar os argumentos da defesa e os da acusação. É importante que o grupo da de- fesa tenha argumentos para polemizar com o grupo da acusação, e vice-versa; da mesma forma, o terceiro grupo deve estar preparado para questionar ambos. Não se esqueçam de anotar a bibliografia consultada. C) Os dois grupos oponentes devem preparar os argumentos de defesa ou os de acusação; enquanto o terceiro grupo deve elaborar previamente algumas questões. d) Realizem o debate no dia combinado pre- viamente com o professor. Ao final, avaliem o resultado do trabalho.
Soluções para a tarefa
Resposta: o início da era Vargas representou um momento de ruptura com as antigas estruturas sociais, econômicas e políticas até então vigentes no Brasil. Afinal, nesse período a industrialização e a urbanização se intensificaram. Muitos estudiosos também afirmam que o governo Vargas consolidou mudanças que já estavam em curso na sociedade, e que renovou antigas estruturas de opressão e exclusão social vigentes no país. Os dois argumentos estão corretos em alguns pontos e exageram em outros. Seja como for, até hoje são visíveis em nossa sociedade algumas heranças da era Vargas
Explicação:
Para elaborarmos as defesas ou acusações contra Vargas, devemos considerar pontos importantes de seus governos.
Governo Provisório Vargas
1930 - 1934: nesse período já foram tomadas medidas centralizadoras, como a dissolução do Congresso Nacional, de Assembleias Legislativas, substituições de governadores por interventores, retardamento da elaboração de uma nova constituição e de novas eleições.
Para conter insatisfações, Vargas promoveu a reforma eleitoral: obrigatoriedade do voto, criação da Justiça Eleitoral, estabelecimento do voto secreto e direito de voto às mulheres.
Estado Novo
Era uma ditadura e promoveu a proibição de greves, criação do DIP que promovia a propaganda do governo e censura aos opositores e foram realizadas perseguições aos opositores.
Nesse período também foram criadas as leis trabalhistas (eram reivindicações dos trabalhadores há muito tempo). Foi criada a CLT, estabelecimento do salário mínimo, ampliação da legislação previdenciária, direito à férias remuneradas, entre outros.
Governo democrático (1951 - 1954)
Criação do BNDE, criação da Petrobrás, proposta de criação da Eletrobrás, disponibilização de capitais para infraestrutura, aumentou o salário mínimo (diante de greves de trabalhadores), entre outros. Diante do aumento do salário mínimo, Vargas começou a sofrer forte oposição de empresários.
Em 1954, Vargas se suicidou. Houve grande comoção popular, e o vice presidente Café Filho assumiu a presidência. Por problemas de saúde foi substituído por Carlos Luz (presidente da Câmara dos Deputados).
Leia sobre a Revolução de 1930, que levou Vargas à presidência. https://brainly.com.br/tarefa/4188498
#SPJ2