3. (G1 - ifce) A Formação das Monarquias Nacionais ocorreu na Baixa Idade Média, entre os séculos Xll e
XV, nos países da Europa Ocidental. É correto afirmar-se que ?
Soluções para a tarefa
Na Alta Idade Média nós tínhamos uma monarquia que era pautada em mais no significado de STATUS, ou seja no sentido de hierarquia social, visto que na Alta Idade Média o sistema era feudal, desintegrado, descentralizado e regido por senhores feudais tais como suseranos e vassalos. A figura do monarca existia, embora ele apesar de ter tido benefícios regidos nos preceitos de REINADO ORIUNDO DA VONTADE DE DEUS, o seu poder era limitado no que se refere à posição atuante na sociedade como líder.
no que tange a formação das monarquias no período de Baixa Idade Média, o poder do rei Era sim exercido e pretendido a toda sociedade como um titular visto que, a baixa Idade Média foi Oi querida como um período transitório entre o teocentrismo e o antropocentrismo, humanismo / cientificismo alterou as condições de todos os pensamentos e preceitos antes regidos pelos clérigos, este período foi um período de turbulência no contexto de racionalidade e ciência. DE acordo com o exposto, temos a formação das monarquias Nacionais na Europa Oci em um período muito anterior ao de formação das monarquias nacionais , posto que a Europa ocidental, vivia de forma direta as transformações do contexto histórico tais como: ideais mercantilistas renascimento comercial renascimento urbano movimento comunal absolutismo monárquico Renascimento início de uma fase moderna . de formas uma, sabemos que a Europa foi o berço do racionalismo e do cientificismo, logo é possível afirmar que por isso ela obteve um movimento monárquico absoluto mais precoce e mais contundente em relação aos nacionais. Vale reiterar que, a formação dos nossos não se diferenciou no que se refere ao pensamento baseado no antropocentrismo e no cientificismo, porém tais preceitos chegaram de forma mais tardia nos países baixos , tais como Portugal, Espanha.
Resposta:
Ambos os países, Portugal e Espanha, começaram o processo de formação dos estados nacionais após a expulsão dos mouros (muçulmanos).