3(Fuvesl-SP)"... a atuol renovoção do mercado mundiol autorregulodor já enunciou veredictos insuportáveis. Comunidades, países e até continentes inteiros... foram declarados 'supérfluos', desnecessários à economia cambiante da ocumuloção de copitol em escala mundial (...) o desligamento dessas comunidades e locais 'supérfluos' do sistemo de abastecimento mundial desencadeou inúmeros divergêncios... sobre 'quem é mais supérfluo do que quem'."ARRIGHi. Giovanni. O longo século XX. 1994.Para tal situação, contribuíram decisivamente. na década de 1980:a)a hegemonia do neotiberalismo e o colapso da União Soviética.b)a crise da social-democracia e o sucesso dos tigres asiáticos.c)o fracasso do consenso de Washington e o êxito da China.d)a dominação do keynesianismo e a estagnação da África e da América Latina.e)a expansão do fundamentalismo islâmico e a desintegração do Leste Europeu.
Soluções para a tarefa
a) a hegemonia do neotiberalismo e o colapso da União Soviética.
Correto. O crescimento do neoliberalismo foi fundamental para a disposição do mundo entre países necessários e desnecessários no cenário econômico internacional.
b) a crise da social-democracia e o sucesso dos tigres asiáticos.
Falso. A social-democracia segue firme, e os tigres asiáticos também.
c) o fracasso do consenso de Washington e o êxito da China.
Falso. Houve um sucesso dos dois fenômenos, tanto do consenso estabelecido em Washington, quanto das sucessivas vitórias econômicas chinesas.
d) a dominação do keynesianismo e a estagnação da África e da América Latina.
Falso. Não há estagnação da África e da América Latina: ambos crescem, ainda que seja lentamente. O Keynesianismo foi abandonado como prática amplamente aplicada no mundo.
e) a expansão do fundamentalismo islâmico e a desintegração do Leste Europeu.
Falso. Embora estes fatores sejam reais, não contribuiram de maneira acentuada para a situação econômica mundial.
Resposta:
a) a hegemonia do neoliberalismo e o colapso da União Soviética.
Explicação:
(geekie)
O neoliberalismo, doutrina econômica e política praticada principalmente a partir da década de 1980, se consolidou somente após o colapso da União Soviética e do bloco socialista.