3. “Felizmente, a Revolução Francesa ainda está viva. Pois a liberdade, a igualdade, a fraternidade, os valores da razão e do Iluminismo – os valores que construíram a civilização moderna (...) – são mais necessários do que nunca, na medida em que o irracionalismo, a religião fundamentalista, o obscurantismo e a barbárie estão, mais uma vez, avançando sobre nós. É, portanto, uma boa coisa que, no ano de seu bicentenário (1989), tenhamos a ocasião de pensar novamente sobre os acontecimentos históricos que há dois séculos transformaram o mundo. Para melhor.”
HOBSBAWM, Eric. Ecos da Marselhesa: dois séculos reveem a Revolução Francesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 127. In: MARQUES, Adhemar. Pelos caminhos da história. Curitiba: Positivo, 2006. p. 254.
Na visão do autor do texto, um dos mais conceituados historiadores de nosso tempo, a “Revolução Francesa ainda está viva”. Acerca da afirmação de Hobsbawm e dos acontecimentos que permeiam o cotidiano atual, é correto afirmar que:
(A)é possível estabelecer relações de semelhança entre os atores sociais que protagonizaram a revolução burguesa em questão e os embates que ainda permanecem presentes em nossa sociedade.
(B)a presença de sinais de conflito, tais como o “irracionalismo” e o “obscurantismo” citados pelo historiador, comprova a total ineficácia do processo revolucionário empreendido em 1789.
(C)se percebe, nos dias atuais, que os entraves feudais, os quais foram os grandes causadores da Revolução Francesa, permanecem como uma constante na realidade de toda a Europa Ocidental.
(D)como ainda existem, na atualidade, as mesmas classes sociais do período moderno, palco da Revolução Francesa, a história permanece a mesma, sem alterações que possam ser consideradas válidas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
ALTERNATIVA A
Explicação:EU ACREDITO!
A Revolução Francesa, 1789-1799, liderada pela burguesia, foi inspirada no ideário iluminista, sobretudo as ideias de liberdade,
igualdade e fraternidade. Em 1799, Napoleão Bonaparte deu um golpe de Estado chamado “Golpe do 18 Brumário”, colocando fim à
Revolução Francesa. No entanto, os trabalhadores da França e de todo o mundo não usufruíam de liberdade, igualdade e fraternidade.
Esta bandeira da Revolução Francesa é muito atual, considerando que temos ainda muito para conquistar. As demais alternativas estão
incorretas. Não temos hoje as mesmas classes sociais da Idade Moderna. Atualmente, não há na Europa entraves feudais, estes foram
suprimidos na Era das “Revoluções Burguesas”.
Resposta: A
Bons estudos!