História, perguntado por bia4196, 11 meses atrás

3 fatos sobre a República da Espada​

Soluções para a tarefa

Respondido por nataliasantiago1
3

1) A implantação da República no Brasil em 15 de novembro de 1889 não teve caráter popular, pois não foi fruto de um processo revolucionário com participação ativa da população e também não ampliou a representação política no país. O que aconteceu foi uma “reacomodação” entre os grupos dominantes (proprietários de terra e/ou comerciantes e industriais) na política.

2) A República da Espada durou só 5 anos, de 1889 a 1894. Foi a época em que o Brasil foi governado exclusivamente por militares e, por isso, teve um caráter centralizador e autoritário (por isso o nome “espada”). Após o fim da monarquia, foi implantado um Governo Provisório, sob a chefia do marechal Deodoro da Fonseca. O militar era ex-combatente na Guerra do Paraguai e um dos principais líderes do Exército.

3) Além de expulsar  a família real do Brasil, o Governo Provisório tirou de seus cargos os então “presidentes” das províncias (que passaram a ser chamadas de estados). Vários representantes do último governo monárquico foram presos porque temia-se uma retomada da monarquia com a ajuda da Marinha e de políticos que ocuparam cargos de destaque durante o Brasil Império. Os militares também garantiram a separação entre a Igreja e o Estado e a naturalização de todos os estrangeiros que viviam aqui.

Perguntas interessantes