História, perguntado por 123Juh, 1 ano atrás

3 Fatores que provocaram a reforma na Alemanha??Porfavor presciso disso urgentee me ajudeemmmmm pelo amor de deus


leticiamoraes999: A reforma religiosa?
123Juh: isso
leticiamoraes999: Só um pouquinho
123Juh: ok

Soluções para a tarefa

Respondido por leticiamoraes999
76
A reforma Luterana foi liderada por Martin Lutero (dai o nome). Ele levantou várias contestações (as 95 tetes de Lutero) contra a igreja Católica, dentre elas, as três abaixo: 

- A indulgência (perdão pelos pecados, quando você vai se confessar e pede perdão ao padre, por exemplo) PAGA. Era apenas apenas pagas e seus pecados estariam absolvidos. 

- A crise moral e institucional pela qual pessava a Igreja Católico no momento (falta de credibilidade com a sociedade e as bordas de revoluções)

- Descontentamento da nobreza alemã com o poder centralizado político que detinha a Igreja Católica na época. 

leticiamoraes999: *Martinho Lutero
123Juh: Muito obrigada
leticiamoraes999: Por nada@
123Juh: Tuh me salvo de roda de ano
leticiamoraes999: hahahahah, capaz
Respondido por GabiPipoca1207
24

Resposta:

Vários líderes surgiram nessa época reivindicando mudanças na Igreja Católica. Eles são considerados os primeiros reformadores.

  • John Wyclif -- professor da Universidade de Oxford, pregou o confisco dos bens da Igreja. Considerava que a Bíblia era a única fonte de verdade e que deveria ser interpretada livremente pelos fiéis. Defendeu a diminuição da importância do clero e propunha a simplificação da missa. Suas ideias foram consideradas heréticas ele foi excomungado.

  • Jan Huss -- professor da Universidade de Praga, manteve posição semelhante à de Wyclif. Criticava os exexcessos do clero e a hierarquia da Igreja. Defendia que os cultos deveriam ser feitos na língua nacional no país, para que os fiéis pudessem entende-los e deles participar. No entanto, foi preso e condenado à morte na fogueira.

Explicação:

A REFORMA LUTERANA

Na Alemanha, o líder do movimento reformista foi o monge agostiniano Martinho Lutero (1483-1546). De origem humilde, fez os estudos universitários e foi professor de Tecnologia na Universidade de Wittenberg.

Nessa época, a Alemanha estava dividida em vários Estados, que faziam parte do Sacro Império Romano-Germânico. Essa fragmentação política colaborava para que o poder da Igreja fosse muito grande mesa região. O Sacro Império vivia uma situação econômica difícil. A agricultura apresentava ainda características feudais, e a Igreja detinha a propriedade de um terço das terras.

O interesse dos príncipes em confiscar os bens da Igreja, os abusos e a corrupção do clero e a reação dos camponeses, os quais eram explorados pelos senhores, foram fatores que provocaram a Reforma na Alemanha.

A ação reformista de Lutero foi motivada pela venda de indulgências na Alemanha, autorizada pelo papa Leão X. O sumo pontífice esperava obter fundos para terminar a construção da nova Basílica de São Pedro.

Em 1517, Lutero afixou nas portas da Catedral de Wittenberg 95 teses, condenado muitas das ações da Igreja e fazendo um apelo para que ela se reformasse. Essas teses foram escritas em latim, mas, logo depois, traduzidas para o Alemão, espalharam-se pela Alemanha.

O papa Leão X, em 1520, excomungou Lutero, que queimou a bula de excomunhão em praça pública. Para que se retratasse, o Imperador Carlos V convocou uma Dieta (assembleia com os representantes dos Estados alemães), em Worms, mas Lutero manteve-se firme em sua posição. Amameaçado de morte, refugiou-se no castelo do duque da Saxônia, onde traduziu a Bíblia para o alemão. A partir desse momento, estruturou toda sua doutrina.

espero ter ajudado ❤❤❤

Perguntas interessantes