3-Explique qual o interesse da Rússia em minar o império otomano
Soluções para a tarefa
A Rússia tem uma ligação histórica com a península desde a época de Catarina a Grande, no século 18, quando os russos conquistaram o sul da Ucrânia e a Crimeia, tomando a região do Império Otomano. Em 1954, a Crimeia foi presenteada à Ucrânia pelo líder soviético Nikita Khrushchev, de origem ucraniana.
Questão Oriental” refere-se à competição estratégica e considerações políticas das Grandes Potências Europeias (especialmente Rússia, Grã-Bretanha e França) à luz da instabilidade política e econômica no Império Otomano do final do século XVIII ao início do século XX.
Caracterizado como o “homem doente da Europa”, o relativo enfraquecimento da força militar do Império Otomano na segunda metade do século XVIII ameaçou minar o frágil equilíbrio de poder na Europa depois das Guerras Napoleônicas.
Durante a Guerra da Independência Grega, a Rússia estabeleceu grande influência e poder sobre o Império Otomano.
A Guerra da Crimeia (1853 a 1856) fez parte dessa longa disputa entre as principais potências européias pela influência sobre os territórios do Império e se concentrou nos direitos das minorias cristãs na Terra Santa, que fazia parte do Império Otomano.
O contínuo colapso do Império Otomano levou a duas guerras nos Bálcãs, em 1912 e 1913, que por sua vez foi um prelúdio para a guerra mundial.
Termos chave