3 – Explique o Tratado de Versalhes:
Soluções para a tarefa
Tratado de Versalhes foi assinado no dia 28 de junho de 1919 e ficou conhecido por ser o principal dos tratados de paz assinados após a Primeira Guerra Mundial. Esse documento foi subscrito pelas potências que formavam a Tríplice Entente e pela Alemanha. Foi considerado pelos historiadores como a “paz dos vencedores”, uma vez que as nações que venceram o conflito impuseram termos duríssimos à Alemanha.
Esse grande conflito contou com duas fases distintas. A 1ª fase, conhecida como Guerra de Movimento, aconteceu entre agosto e novembro de 1914. Daí até o término da guerra, em 1918, a luta foi marcada pela Guerra de Trincheiras. Outra característica da Primeira Guerra foi o uso de armas químicas, como o gás de mostarda.
Ao longo desse combate, as nações que formavam as Potências Centrais esfacelaram-se, o que levou à rendição de Áustria-Hungria e da Bulgária (outra nação que tinha aderido a essa aliança). A situação caótica na Alemanha ocasionou uma revolução que derrubou a monarquia no país e instaurou uma república.
Os novos governantes da Alemanha decidiram colocar fim na guerra e por isso foi assinado um armistício da Alemanha com a Tríplice Entente. Essa trégua foi assinada no dia 11 de novembro de 1918. Nela, as imposições da Tríplice sobre a Alemanha foram pesadas, mas os termos da rendição alemã só seriam estabelecidos mesmo com o Tratado de Versalhes.
Espero ter ajudado ^^
Resposta:
O Tratado de Versalhes foi um documento assinado pelos governantes das nações neoimperialistas no dia 28 de junho de 1919. ... Entretanto, a ideia de “paz” ficou bem longe do tratado. Isso porque a Alemanha, que foi duramente vencida na guerra, foi considerada culpada pelos danos causados na guerra.
Explicação:
espero ter ajudado^^