3- Explique o que foi o chamado Bloqueio Continental.
4- O que aconteceu com o Rei de Portugal D. João quando desobedeceu o Bloqueio
Continental?
5- A Russia também desobedeceu o Bloqueio Continental, qual foi o resultado do conflito
entre os russos e as tropas napoleônicas
Soluções para a tarefa
3-
O Bloqueio Continental foi um decreto datado de 21 de novembro de 1806, que consistia em impedir o acesso a portos dos países dominados pelo Império Francês a navios do Reino Unido da Grã Bretanha (Inglaterra) e Irlanda. Com isso, o principal objetivo era isolar economicamente as Ilhas Britânicas, sufocando suas relações comerciais.
Napoleão justificou tal violação do direito internacional como uma represália á ação de bloqueio dos portos franceses por navios da Marinha do Reino Unido.
4-
Portugal se encontrava numa situação bastante difícil, sofrendo pressões tanto dos ingleses quanto dos franceses. De um lado, Napoleão exigia que Portugal rompesse a política e economicamente com a Inglaterra, fechasse seus portos e expulsasse o embaixador inglês. Mas a Inglaterra tinha fortes laços comerciais com Portugal. Por conta disso, os ingleses pressionaram os portugueses para que assinassem uma convenção secreta, que asseguraria a Portugal a transferência da sede da monarquia lusitana para o Brasil.
Em 1807, França e Espanha assinaram o tratado de Fontainebleau, que formalizava a decisão de ambas as nações de invadirem Portugal e dividirem entre si suas colônias. Diante desse acontecimento, a Coroa portuguesa viu sua transferência para o Brasil como a única salvação da dinastia de Bragança, e decide aceitar o acordo proposto pela Inglaterra. Assim, Dom João 6º decide pela vinda da família real portuguesa ao Brasil, em 1808. A partida da Corte portuguesa deu-se no momento em que tropas francesas, comandadas pelo general Junot, iniciaram a invasão do reino. Os súditos portugueses presenciaram estupefatos a fuga em massa dos nobres do reino.
Em 29 de novembro de 1807, as embarcações que transportavam a Corte e a nobreza portuguesa sairam do Tejo, protegidas por uma esquadra inglesa. No mesmo instante, as tropas de Junot entram em Lisboa. As embarcações trazendo a Corte e a nobreza portuguesa para o Brasil aportaram em Salvador. Em 7 de março, transferiram-se definitivamente para o Rio de Janeiro.
5-
A Rússia rompeu o bloqueio continental porque o comércio marítimo com os ingleses era lucrativo para o império Russo e, portanto, mantê-lo não faria sentido, do mesmo modo que eles enxergavam em Napoleão uma possível ameaça ao poder do império na Europa Oriental.
Da mesma forma, o czar utilizou o rompimento do bloqueio continental como forma de atrair Napoleão Bonaparte para seu país, onde teria plena vantagem sob o general francês, o que constatamos como sendo uma verdade, visto que Napoleão perdeu e feio a guerra contra a Rússia.
Ficou bem grande, mais espero ter ajudado.
Abraços :)