3. Explique o que era o voto de cabresto. Você percebe a existência de algo parecido com esse sistema de compra de votos na atualidade? *

Sua resposta
4. Quais estados participavam do acordo da política café com leite? *
a) São Paulo e Rio Grande do Sul;
b) Minas Gerais e Rio Grande do Sul;
c) São Paulo e Rio de Janeiro;
d) Minas Gerais e São Paulo
Soluções para a tarefa
REPOSTA : 3) O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. É um mecanismo muito recorrente nos rincões mais pobres do Brasil como característica do coronelismo.
A figura do coronel era muito comum durante os anos iniciais da República, principalmente nas regiões do interior do Brasil. O coronel era um grande fazendeiro que utilizava seu poder econômico para garantir a eleição dos candidatos que apoiava. Era usado o voto de cabresto, onde o coronel (fazendeiro) obrigava e usava até mesmo de violência para que os eleitores de seu "curral eleitoral" votassem nos candidatos apoiados por ele. Como o voto era aberto, os eleitores eram pressionados e fiscalizados por capangas do coronel, para que votassem nos candidatos por ele indicados. O coronel também utilizava outros recursos para conseguir seus objetivos políticos, tais como compra de voto, votos fantasmas, troca de favores, fraudes eleitorais e violência.
4) Durante o período da República do Café com Leite, os estados de Minas Gerais e São Paulo foram os mais ricos, dada a exportação do café como centro econômico de investimentos da economia no momento.
Porém, os outros estados permaneciam como produtores também. Nesse mesmo período existia o ciclo da borracha, no Amazonas e estados do Norte, quando a capital Manaus ficou conhecida como Paris dos Trópicos.
Explicação