3. Explique, com suas palavras, como a instabilidade política do governo João Goulart desencadeou n golpe de 1964 e na instauração do regime de exceção militar brasileiro.
pfv
Soluções para a tarefa
A população ficou revoltada com sua política conservadora e com o apoio da elite do país. Logo após, os apoios políticos de Jânio se desfizeram. Jânio renunciou e o seu vice, João Goulart, seria o novo presidente, mas João Goulart estava na China e o presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, assumiu o governo provisoriamente.
João Belchior Marques Goulart, conhecido popularmente como Jango, foi um advogado e político brasileiro, 24.° presidente do Brasil, de 1961 a 1964. Antes disso, também foi o 14.º vice-presidente do Brasil, de 1956 a 1961, durante os governos dos presidentes Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros.
O golpe de 1964 derrubou João Goulart por medo de que o presidente fosse implantar um regime comunista no Brasil - embora esse medo pareça ser infundado.
João Goulart nunca foi eleito presidente: em 1960, ele foi eleito vice-presidente pelo PDT, um partido diferente do partido do presidente Jânio Quadros. Quadros renunciou após apenas sete meses, e a elite brasileira tinha medo de uma presidência Goulart, temendo que, no contexto da Guerra Fria, ele implantasse o comunismo.
Goulart só pode assumir com um ajuste para criar um parlamentarismo em 1961, para diminuir seus poderes. O presidencialismo voltou, e, diante de ameaças (algumas verdadeiras, outras falsas) de que Goulart daria um golpe, os militares deram seu próprio golpe em 1964, dizendo que queriam garantir as eleições de 1965.
Era mentira: o Brasil não teria eleições até 1989.
Saiba mais sobre o governo Goulart: https://brainly.com.br/tarefa/238937