3.Explique cada uma das decisões financeiras: de investimento, de financiamento e destinação dos lucros
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mas, antes de falarmos dos tipos de decisões relacionadas a finanças, vamos definir o que é gestão financeira.
Em linhas gerais, trata-se da atividade que se dedica a adotar medidas mais eficazes para utilização dos recursos financeiros da empresa, com a finalidade de ajudá-la a atingir seus objetivos.
Um desses objetivos, evidentemente, é o aumento da lucratividade. Para isso, ela conta com técnicas, ferramentas e procedimentos específicos.
Por meio de uma gestão financeira eficiente, é possível identificar saídas excessivas e desnecessárias de capital, assim como reconhecer potenciais oportunidades de geração de receita ainda pouco exploradas.
Explicação:
Resposta:
De investimentos são aquelas que exigem muita cautela, pois interferem diretamente no futuro das empresas.
Pense, por exemplo, que você faz um alto investimento na aquisição de um ponto comercial para um novo negócio de maneira apressada e, por fim, ele acaba se revelando uma escolha ruim.
Outro exemplo: uma empresa investe um grande montante de dinheiro numa reforma mal-executada de seus espaços.
As decisões de financiamento se relacionam às fontes de geração de capital para a operacionalização e lucratividade do negócio.
Elas se referem, por exemplo, a resoluções de tomada de linhas de crédito junto a instituições financeiras e a negociações com fornecedores (que “financiam” a empresa com matéria-prima e insumos).
A destinação obrigatória dos lucros das empresas não é tão nova como se vincula atualmente. Desde 2001, a Lei das S.A. já prevê que os lucros não destinados a contas de reservas - legal, estatutárias, para contingências, de lucros, de lucro a realizar) deverão ser distribuídos como dividendos.
Explicação: