3 exemplos de
- Mitologia eslava
- Mitologia suméria
- Mitologia asteca
(cada !)
Soluções para a tarefa
MITOLOGIA ESLAVA : A mitologia eslava e religião eslávica evolui por mais de 3000 anos. Acredita-se que algumas partes dela são do período neolítico e talvez até do mesolítico. Esta mitologia possui vários traços comuns com diversas religiões indo-europeias.São conhecidos poucos registros escritos que sobreviveram dos séculos antes da cristianização. Alguns acreditam que o controverso Livro de Veles é um texto sagrado dessa religião. O Saxão Gramático é outra fonte de autenticidade disputada. A Crônica dos Eslavos por Helmoldo é em geral aceito como uma fonte genuína, tratando de cultura e eventos do final do primeiro milênio. Uma fonte de maneira não aceitável subestimada e bastante enigmática é o Veda Slovena - uma compilação de canções rituais arcaicas búlgaras, que preservou importantes fragmentos do folclore pagão eslavo.
MITOLOGIA SUMERICA : Os sumérios eram adeptos de uma religião politeísta caracterizada por deuses e deusas antropomórficos representando forças ou presenças no mundo material, noção esta bastante presente na posterior Mitologia Grega. Diante fartas evidências arqueológicas de raríssima preservação, compreende-se diante das traduções acerca de suas inscrições, que as divindades sumérias originalmente, chamados Anunnaki, ou "Aqueles que dos Céus Vieram", criaram a raça humana com a finalidade de que lhes servissem de trabalhadores, atendendo as designações dadas pelas divindades. Entretanto, futuramente os libertaram quando se tornaram demasiadamente numerosos e difíceis de se manter controle.
MITOLOGIA ASTECA : Os Astecas ou Aztecas foram um povo que habitaram o centro-sul do México atual. Provinham de Aztlan. Sua mitologia era rica em deuses e criaturas sobrenaturais. Assim como os romanos, os astecas incorporavam à sua religião divindades dos povos que conquistavam. O povo asteca era politeísta, isto é, acreditavam em mais de um deus, e algumas divindades eram elementos naturais como a água, a terra, o fogo, o vento e a lua. As divindades também eram atribuídas a coisas que lhes causavam medo.
Os astecas acreditavam que, antes do presente, existiam outros mundos formados por quatro sóis, cada um com um tipo
Gigantes, que foram mortos por jaguares enviados por Tezcatlipoca;
Humanos que foram assomados por um grande vento feito por Quetzalcóatl, e então eles precisaram agarrar-se a árvores, transformando-se em macacos;
Humanos que viraram pássaros para não morrerem na chuva de fogo enviada por Tlaloc;
Humanos que viraram peixe para não morrerem no dilúvio causado pela deusa Chalchiuhtlicue;
e os humanos atuais, predestinados a sumir pela destruição empreendida por Deus do sol pelos terremotos.
BOM ESTUDO
Resposta:
Mitologia Eslava
Ziva = Deusa adorada na Rússia, também identificada como deusa do amor e da fertilidade. Seu nome significa “viver, ser existente”. Seu equivalente masculino é Siebog
Volos = Deus do gado, da propriedade e do comércio; era adorado pelos antigos checos
Zaria = Deusa da beleza, conhecida também pelo epíteto “noiva celestial”. Também era conhecida como uma sacerdotisa da água que protegia guerreiros. Seu nome significa, em russo, “nascer do sol”.
Mitologia Suméria
Enki = Enki era um Deus bondoso e engenheiro habilidoso. Foi através de sua inteligência e capacidade de construção que os anunas foram capazes de se estabelecerem neste planeta estranho através dos anos.
Enlil = O Deus Enlil, meio irmão de Enki e Ninmah, chegou à Terra logo quando Enki e Alalu já haviam se instalado e verificado grande parte do território terrestre. Ele trouxe ao planeta os grãos e todo tipo de árvores que dão frutos capazes de gerar mais árvores e frutos.
Ninmah = Aparentemente, teria sido a Deusa Ninmah aquela que criou todas as espécies frutíferas e com sementes que nasceram na Terra. Sabemos que os sumérios pensavam assim, porque descreveram no canto “Enki e Ninhursaja“, como a Deusa criou diversas espécies de frutas para deixar Enki doente após uma discordância entre eles. Ninmah também era médica, parteira e geneticista, pois participou do projeto humanidade.
Mitologia Asteca
Quetzalcóatl = representado no formato de "Pássaro Serpente" com copo humano era o principal deus da religião asteca. Representava a vida, a vegetação, os alimentos e a força espiritual existente nos indivíduos. Também representava o planeta Vênus.
Huitzilopochtli = era o deus da guerra e do Estado Asteca. Era o deus padroeiro da cidade de Tenochtitlán
Tlaloc = deus da chuva que detinha o poder de produzir os relâmpagos e trovões. Era muito temido, pois também representava algumas doenças. Por representar a chuva, era muito cultuado entre os agricultores astecas.
Espero ter ajudado!