3) "Eu hoje tenho 20 anos e quero me divertir. Meus pais estão dormindo em casa e amanhã haveria um churrasco. Eu tenho a vida pela frente e quero mudar o mundo. Mas também quero namorar, dançar, rir, andar a esmo com amigos nas lombas íngremes da minha cidade. Eu sou feito da bafagem úmida da Serra Geral, dos morros que circundam a Boca do Monte, do eco metálico dos trilhos de outrora, da lembrança ancestral da Gare onde meus avós trabalhavam. Ainda que eu não tenha nascido aqui, eu tenho o viço púbere do futuro. Eu posso ter vindo das barrancas de Uruguaiana, das campinas de São Borja, das grotas de Santiago do Boqueirão, das videiras de Jaguari, de São Pedro do Sul, São Sepé, São Gabriel, Dom Pedrito, de cima da serra, não importa. Santa Maria sou eu, cidade cadinho, generosa e aldeã, que nos pariu a todos em seu útero colossal." O texto O janeiro em que o Brasil me perdeu, de Marcelo Canellas, corresponde a que gênero? a) Crônica. b) Texto instrucional. c) Conto. d) Artigo opinativo. e) Artigo científico.
Soluções para a tarefa
Respondido por
122
Bom dia!
Trata-se de uma crônica.
Podemos identificar isso no texto devido ao fato de que a crônica tem uma caracteríticas de narração mediante aos fatos que acontecem em nosso cotidiano e que se baseia em ações tomadas pelos personagens, neste caso, a própria cidade.
A crônica está presente em jornais e revistas, e sua escrita comumente se desenvolve em primeira pessoa, como se fosse uma conversa informa.
Respondido por
69
a) Crônica.
RESPOSTA CORRETA
Este texto trata-se de uma crônica, pois tem uma narrativa informal ligada à vida cotidiana, porém, carrega um pouco de lirismo.
Perguntas interessantes