3. Essa questão trata do capítulo sete. Analise com atenção o texto abaixo que trata da essência da mensagem do cristianismo.
O fundamento e a essência da mensagem cristã, descritos na Escritura Sagrada, estão na misericórdia de Deus oferecida aos seres humanos através da obra salvadora de Jesus Cristo. Tal salvação, oferecida gratuitamente ao ser humano, cumpriu-se perfeitamente através da vida, sofrimento e morte de Jesus Cristo, libertando a todos de toda e qualquer culpa diante de Deus. E a confirmação do sucesso de sua obra e aceitação por parte de Deus, o Pai, se dá mediante a ressurreição de Jesus no dia da Páscoa. O sofrimento de Jesus, a boa notícia de libertação e o dom da vida renovada perpassam toda a esperança humana. Jesus é reconhecido pelos cristãos como o Ungido pelo Espírito de Deus para se ocupar de todos aqueles que sofrem. O cumprimento dessa promessa de olhar com compaixão em favor das pessoas que sofrem faz parte do seu próprio envio. Assim como Cristo foi enviado para demonstrar compaixão e misericórdia pelos que estão em sofrimento e culpa, da mesma forma Ele habilita e envia os que Nele creem a que também tenham um coração voltado aos que sofrem, um coração piedoso e que procurará exercitar a misericórdia e compaixão para com todos.
Considerando o texto acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I – A Escritura Sagrada, fonte e fundamento da mensagem cristã, declara que o ser humano, embora culpado diante de Deus e em sofrimento, encontra alívio pleno para a sua situação na graça de Deus oferecida em Jesus Cristo.
PORQUE
II – Conforme diz a antiga Lei de Talião, “olho por olho, dente por dente”, o olhar com compaixão do cristão para as outras pessoas deve ser seletivo, porque a justiça social precisa prevalecer nas relações interpessoais, sendo facultado ao cristão amar somente aqueles que se tornam dignos de ser amados, em consequência de suas boas ações.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa para a I.
2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa para a I.
3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
5 - As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
A alternativa 3 está correta.
O sermão da montanha foi um discurso feito por Jesus Cristo, apresentando um conjunto de valores e padrões distintos dos disseminados até então, por isso, a medida que olho por olho, dente por dente pune de forma radical o indivíduo não o dando o benefício do perdão, a palavra de Jesus cristo terá sido em vão.
Deste modo, para ser mais claro, Jesus dialoga sobre a justiça, influência, piedade e confiança, sendo um caminho necessário, e, árduo para ir de encontro ao reino dos céus, sendo uma essência do cristianismo.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Informática,
1 ano atrás