Química, perguntado por misskim, 4 meses atrás

3. Entre os principais minério de ferro, destaca-se a hematita (Fe2O3). Sabendo que essa fórmula está incorreta, pois os números deveriam estar subscritos nessa fórmula, mas as quantidades de átomos estão corretas. A massa dessa substância em g vale: Dados: Fe: 56 u; O: 16 u. 

a) 48 g de hematita.

b) 112 g de hematita.

c) 120 g de hematita.

d) 160 g de hematita.

e) 170 g de hematita

Soluções para a tarefa

Respondido por Nikuhamonu
1

Resposta:

Letra D, mas veja bem.

Explicação:

A questão fala que tem a hematita, e que ela tem uma certa massa. Quando se está lidando com proporções, é preciso citar qual a proporção que há.

Vou tentar explicar melhor: a questão está mal elaborada. Eu fiz os cálculos e a hematita tem 160 gramas a cada mol. O enunciado necessitaria dizer quantos mols de hematita existem.

O enunciado não descreve quantos mols há, e pede a massa. Como se pode saber a massa de uma substância se você não sabe a quantidade.

É incorreto também dizer que a hematita possui 160g, porque como vimos nos dados, a unidade está em massa atômica (u) e a resposta da alternativa está em gramas (g). Todos sabemos que 160u não equivalem a 160g.

Se eu tivesse de responder essa atividade em aula, eu perguntaria ao professor sobre este empasse. Mas se tivesse em uma avaliação eu responderia a letra D porque aparentemente a alternativa da questão sugere que a intenção de quem elaborou a pergunta era saber a massa de 1 mol da substância. Pergunte a seu orientador sobre o assunto.

Eu coloquei os cálculos em anexo e são muito simples de serem feitos: basta você multiplicar a quantidade de átomos de um elemento pela massa atômica desse elemento. O equivalente em massa atômica (u) é a mesma de 1 mol da substância (g/mol).

Anexos:
Perguntas interessantes