História, perguntado por luanabraid1213, 7 meses atrás

3- Entre as Causas da Primeira Guerra Mundial está a principal, que foi o Atentado de Sarajevo – Bósnia. Esse ataque foi programado pelos nacionalistas sérvios e pelo grupo Bósnia Jovem que agia em conjunto com o grupo Mão Negra. O sérvio Gavrillo Princip, que se dizia ser anarquista radical, um revolucionário que se opunha a hierarquia e dominação, queria a todo custo, unir os territórios sérvios. Este atentado resultou :

Soluções para a tarefa

Respondido por viih3553
0
  • Resposta: O Atentado de Sarajevo foi o incidente que, em 28 de junho de 1914, vitimou o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, e sua esposa, a duquesa Sofia de Hohenberg, em Sarajevo, capital da Bósnia

O Atentado de Sarajevo foi o incidente que, em 28 de junho de 1914, vitimou o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, e sua esposa, a duquesa Sofia de Hohenberg, em Sarajevo, capital da Bósnia. O atentado foi executado por Gavrilo Princip, membro da organização nacionalista sérvia denominada Mão Negra, que tinha como objetivo o rompimento das províncias eslavas do sul com a Áustria-Hungria e a criação da Grande Sérvia. A motivação política para o assassinato era compatível com a ideologia do movimento que, mais tarde, ficaria conhecido como a Jovem Bósnia. No comando dos conspiradores militares estava Dragutin Dimitrijević, chefe da espionagem sérvia, seu braço direito, o major Vojislav Tankosić e o espião Rade Malobabić. Tankosić armou e treinou os executores do atentado e Malobabić deu-lhes acesso aos túneis secretos utilizados pelos agentes sérvios para infiltrar espiões e armamento na Áustria-Hungria. Todos os envolvidos no atentado que ainda estavam vivos foram presos, julgados, condenados e punidos. Aqueles que foram presos na Bósnia foram julgados em Sarajevo, em outubro de 1914. Os demais conspiradores foram submetidos a uma corte sérvia no front de Salônica – à época sob controle francês – entre 1916 e 1917, culminando com a execução dos três principais oficiais envolvidos. Muito do que se conhece sobre os assassinatos do arquiduque e de sua esposa teve origem nas informações obtidas nesses dois julgamentos. A verdadeira responsabilidade sobre o atentado tornou-se fruto de grande controvérsia, porque o ataque levou à deflagração da Primeira Guerra Mundial, um mês depois.

Explicação:

Uma das primeiras e mais importantes causas da Primeira Guerra Mundial é a grande disputa travada entre as potências européias no intuito de influenciar uma região específica e extremamente importante da Europa, os Bálcãs.

O Atentado de Sarajevo foi o incidente que, em 28 de junho de 1914, vitimou o arquiduque Francisco Fernando, herdeiro do Império Austro-Húngaro, e sua esposa, a duquesa Sofia de Hohenberg, em Sarajevo, capital da Bósnia.

A Primeira Guerra Mundial se iniciou em 1914 por conta de um acontecimento significativo: O assassinato do herdeiro do trono do Império Austro Húngaro, Franz Ferdinand. O evento ficou conhecido como Atentado de Sarajevo.

Em 1914, a Europa estava às portas de uma guerra. As rivalidades entre as potências europeias, as questões nacionalistas no continente, principalmente na região do Bálcãs, e o crescente extremismo nacionalista tomavam proporções preocupantes.

Após convulsões sociais de cunho nacionalista nas províncias da Bósnia e da Sérvia, partes do Império Austro Húngaro, o arquiduque Franz Ferdinand foi destacado para ir até Sarajevo (capital atual da Bósnia Herzegovina) tentar conter a onda nacionalista e apaziguar os ânimos de sérvios e bósnios, assegurando a manutenção do controle da região pelo Império.

Respondido por LarissaMoura3
0

O Atentado de Sarajevo – Bósnia resultou na declaração de guerra pelo império austro-húngaro à Sérvia.

Atentado de Saravejo e a Primeira Guerra Mundial

O Atentado de Saravejo, capital da Bósnia correspondeu ao principal motivador da primeira guerra mundial. O atentado ocorrido na data de 28 de junho de 1914 resultou no assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, que estava visitando Saravejo.

Devido a morte do príncipe, o império austro-húngaro não aceitou as medidas adotadas pela Sérvia a respeito do atentado e então declarou guerra contra o país. Dando então início à Primeira Guerra Mundial.

Saiba mais sobre a primeira guerra mundial em: brainly.com.br/tarefa/5058358

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes