3) (Enem 2014) Os alunos de um curso de engenharia desenvolveram um robô "anfibio' que
executa saltos somente nas direções norte, sul, leste e oeste. Um dos alunos representou a
posição inicial desse robô, no plano cartesiano, pela letra P. na ilustração. A direcao norte-sul e a mesma do eixo y sendo que o sentido norte e o sentido de crecimento de y e a direcao leste-oeste e a mesma do eixo x sendo que o sentido leste e o sentido de crecimento de x Em seguida esse aluno deu os seguintes comandos de movimentacao para o robo: 4 norte 2 leste e 3 sul nos quais os coeficientes numericos representam o numero de saltos do robo nas direcoes correspondentes e a cada salto correspondente a uma unidade do plano cartesiano. depois de realizar os comandos dado pelo aluno a posicao do robo no plano cartesiano sera
Soluções para a tarefa
Resposta:
resposta: ( 1,2 )
Explicação passo-a-passo:
O Robô inicialmente está na posição (-1,1) que representa -1 x e 1 y (lembre-se que o par ordenado possui ordem: SEMPRE o primeiro é o x e SEMPRE o segundo é o Y).
Vamos deixar mais claro os conceitos de norte, sul, leste e oeste:
Norte: Pra cima (eixo y, sentido positivo)
Sul : Pra baixo (eixo y, sentido negativo)
Leste : Pra direita (eixo x, sentido positivo)
Oeste: Pra esquerda (eixo x, sentido negativo)
Nosso Robô andou: 4 norte, 2 leste e 3 sul. Perceba: se ele vai 4 unidades pra cima e 3 pra baixo (4 – 3 = 1) então ele foi, na verdade, 1 pra cima. Isso significa que o valor em y dele (ao final) aumentou em uma unidade, ficando 2.
E se ele anda 2 pra leste (2 pra direita) ele está aumentando o valor de x (note que leste equivale a eixo x, sentido positivo, ou seja, vai aumentando). Nisso, o valor que era – 1 aumentou 2 unidades ( – 1 + 2 = 1). Isso equivale ao valor final em x.
Logo, temos (valores finais) x = 1 e y = 2 Isso equivale ao ponto (1, 2)