3) "Em um contexto cultural mais amplo, podemos pensar o quanto as produções culturais imagéticas que circulam nos mais variados meios modulam nossos modos de ser e de pensar. Imagens que produzem pontos de vista Imagens que produzem pontos de vista sobre o mundo e ao mesmo tempo anestesiam nossos sentidos em relação ao "diferente, ao estranho, ao inusitado. As imagens disponibilizadas cotidianamente pelos meios de comunicação e pelas corporações de entretenimento acabam se tornando as principais referências para que as crianças elaborem seus imaginários e construam suas imagens, tendo em vista que outros repertórios visuais, como os das artes visuais e de outras produções culturais, não participem frequentemente de suas vidas". CUNHA, S. R. V.; BORGES, C. B. A arte é para as crianças ou é das crianças? Problematizando as questões da arte na educação infantil. In: FLORES, M. L. R.; ALBUQUERQUE, S. S. (Org.). Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul: perspectivas políticas e pedagógicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p. 85-100. Assinale a alternativa que está corretamente relacionada à qualidade dos materiais, às artes e seu acesso às crianças: Alternativas: a) As concepções de ensino e aprendizagem sempre contribuem ao desenvolvimento do imaginário infantil e seu acesso ao conhecimento sobre a arte, seus materiais e linguagens. b) O papel dos educadores é dispensável, não havendo relevância na mediação entre as crianças, os conhecimentos e as descobertas que podem desenvolver. c) É importante assegurar às crianças um intenso contato com a arte, desconsiderando o acesso às suas manifestações, artistas e espaços expositivos. d) O tipo de material oferecido às crianças, bem como o modo de apresentação desses materiais podem ou não oferecer as melhores condições para criar. Tudo depende da concepção de arte e de ensino de arte que sustentam as escolhas dos materiais. e) Atividades livres não tem utilidade, por não abrirem perspectivas para as crianças e o professor deve apenas assistir às crianças, sem intervenções.
4) b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
5) e) F – V – V.
CORRIGIDO PELO AVA EM 27/08/2020
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta: alternativa A
Explicação:
1) e) A possibilidade de se expressarem sobre o que observam, sentem e pensam.
2) e) I, II e III.
3) d) O tipo de material oferecido às crianças, bem como o modo de apresentação desses materiais podem ou não oferecer as melhores condições para criar. Tudo depende da concepção de arte e de ensino de arte que sustentam as escolhas dos materiais.
CORRIGIDO PELO AVA EM 27/08/2020
4) b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
5) e) F – V – V.
CORRIGIDO PELO AVA EM 27/08/2020
Respondido por
5
Resposta:
3 - d
Explicação:
1) e) A possibilidade de se expressarem sobre o que observam, sentem e pensam.
2) e) I, II e III.
3) d) O tipo de material oferecido às crianças, bem como o modo de apresentação desses materiais podem ou não oferecer as melhores condições para criar. Tudo depende da concepção de arte e de ensino de arte que sustentam as escolhas dos materiais.
CORRIGIDO PELO AVA EM 27/08/2020
4) b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
5) e) F – V – V.
CORRIGIDO PELO AVA EM 27/08/2020
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
1) e) A possibilidade de se expressarem sobre o que observam, sentem e pensam.
2) e) I, II e III.
3) d) O tipo de material oferecido às crianças, bem como o modo de apresentação desses materiais podem ou não oferecer as melhores condições para criar. Tudo depende da concepção de arte e de ensino de arte que sustentam as escolhas dos materiais.
CORRIGIDO PELO AVA EM 27/08/2020