Português, perguntado por yelliy, 1 ano atrás

3.Em relação ao romantismo,o realismo procurou fazer retratos não idealizados dos protagonistas e das personagens em geral,aproximando-os do homens comum.As características de Brás Cubas confirmam esse traço da prosa realista?Justifique sua resposta.


4.No romantismo,as reflexões,Os sentimentos e os desejos das personagens são tratados de forma particular,subjetiva,centrada no próprio indivíduo.Diferentemente,no realismo,as questões vivenciadas pelas personagens parte do âmbito particular e atingem o âmbito universal,que diz respeito a todos os seres humanos.No texto de Machado de Assis,as reflexões de Brás Cubas atingem a Universidade?Justifique sua resposta com elementos do texto.


5.Flaubert,um dos expoentes do realismo francês,considerava que o romance devia ter um narrador impessoal,em 3 pessoa,a fim de criar a impressão de que ele se desenvolve por si mesmo.Machado de Assis,sem seguir essa convenção,utilizou em memórias póstumas de Brás Cubas um narrador em 1 pessoa que dialoga frequentemente com o leitor. No texto em estudo,que efeito resulta da presença desse tipo de narrador?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por eulucioaraujo
1344

Olá!

3. Sim, pois Brás Cubas, ao contrário do modelo romântico, não é um herói imaculado. Fugindo dessa idealização, é um homem dúbio, com nuances, com a moral abalada pela ganância.

4. Sim. Brás Cubas trata sua ganância como "amor da glória" e "sede da nomeada" e afirma que essa característica é inerente ao ser humano.

5. Esse estilo de narração, onde as sequências da vida do personagem é narrada pelo próprio postumamente, aproxima mais o leitor dos fatos narrados.

Espero ter ajudado, um abraço! :)

Respondido por MPia22
2

Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é um romance realista de 1880 que conseguiu aproximar o personagem protagonista, Brás Cubas, do homem comum através das características empregadas a ele.

As características de Brás Cubas e o traço da prosa realista

Brás Cubas é um personagem protagonista que apresenta ao longo da trama muitas falhas morais.

Representante clássico de um anti-herói, possui um comportamento muitas vezes amoral e indiferente, sendo guiado, unicamente, pelo seu desejo insaciável por reconhecimento, fama e prestígio.

Por ser esse personagem dotado de fragilidades humanas e que consegue se aproximar de maneira notável do homem comum, Brás Cubas confirma o traço da prosa realista em suas características.

As reflexões de Brás Cubas e o âmbito universal

Constantemente as reflexões de Brás Cubas partem do âmbito particular para tomar forma na universalidade, comparando os próprios desejos, ações e sentimentos com aqueles próprios ao homem.

Nos exemplos abaixo é possível perceber a utilização da universalidade para expressar os pensamentos de Brás Cubas:

"Creiam-me, o menos mau é recordar; ninguém se fie da felicidade presente; há nela uma gota de baba de Caim.”

“Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria”

A utilização da narrativa em 1ª pessoa

A escolha de Machado de Assis em utilizar a narrativa da história em 1ª pessoa permite ao narrador-personagem Brás Cubas criar uma empatia maior com o seu leitor, voltando-se a ele em diferentes passagens, levando-o a refletir sobre o desenrolar dos acontecimentos.

Podemos perceber isso logo no início do livro, na passagem descrita abaixo:

“A obra em si mesma é tudo; se te agradar, fino leitor, pago-me da tarefa; se não te agradar, pago-te com um piparote, e adeus. Brás Cubas."

Conheça mais sobre a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/11958743

Conheça mais sobre o autor Machado de Assis aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17387997

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes