3) "Em 'O capital', Marx analisa o modo de produção capitalista e suas relações de produção e de circulação; ou, em outras palavras, 'a lei econômica do movimento da sociedade moderna'. Porém, o capitalismo, segundo Marx, não deve ser compreendido apenas no interior de seu modo de funcionamento - sendo esse o procedimento padrão dos economistas clássicos de quem Marx desejava se diferenciar. Seria necessário, portanto, buscar as condições de existência do capital fora dele, ou seja, antes dele. O método marxista conduz o pensamento aos 'aspectos onde é necessário introduzir a análise histórica; neles a economia burguesa, mera forma histórica do processo de produção, aponta para mais além de si mesma, para os anteriores modos de produção."
(MACHADO, Sérgio Bacchi. Marx e a crítica à história como consciência: uma confrontação com a filosofia do sujeito. Cad. psicol. soc. trab. [online]. 2007, v. 10, n. 2, pp. 63-79.)
Considerando a teoria marxista, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Marx, em 'O Capital', inicia sua análise da sociedade capitalista pelo seu elemento mais básico, a mercadoria, demonstrando que nessa particularidade continha elementos de sua totalidade.
b)
A preocupação de Marx era compreender a lógica de funcionamento da sociedade comunista para que a classe trabalhadora atuasse em sua transformação.
c)
Nos seus primeiros escritos até a produção, juntamente com Max Weber, de 'A Ideologia Alemã', ele ficou absorvido com o acerto de contas com seus referenciais teóricos, a filosofia clássica alemã, a economia política inglesa e o socialismo soviético.
d)
Considerando as transformações capitalistas, pode-se dizer que, pela primeira vez na história, as satisfações materiais de toda a humanidade foram satisfeitas.
e)
É a compreensão da complexidade da sociedade comunista que permite ver suas particularidades históricas e, atuar em sua transformação para uma sociedade capitalista, como idealizava Marx.
4)
O historiador francês Fernand Braudel (1902-1985) atacou a ideia de tempo histórico linear e a ênfase no fato que caracteriza a história positivista. Simultaneamente, por meio de um exame das concepções de tempo histórico nas várias ciências sociais, ele defendeu a importância das temporalidades plurais e a longa duração como base metodológica para uma ciência social histórica unificada.
Sobre as ideias de Braudel, analise as afirmativas a seguir:
I) Braudel buscou articular as variadas temporalidades do evento, da conjuntura e da estrutura, analisando cada uma delas (a curta, a média e a longa duração) em seu próprio movimento, articulando-as em uma totalidade.
II) É com Braudel que os Annales adquiriram uma perspectiva de paradigma, se consolidando institucionalmente.
III) Uma de suas obras de maior impacto historiográfico foi 'O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrâneo na época de Felipe II', de 1949.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I, II e III.
b)
apenas I.
c)
apenas II.
d)
apenas I e II.
e)
apenas II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
base última em processos naturais – trata-se, portanto, de recuo e não de eliminação. 3 . A segunda tendência (aumento das forças produtivas do trabalho) se ...
Perguntas interessantes