3.Em duplas, escolham uma corrente artistica e pesquisem em sites de museus brasileiros produções artísticas nacio- nais que apresentem características de algum desses movimentos. Anotem as informações das obras para compartilhar com a turma.
Soluções para a tarefa
Escolhi → Surrealismo no Brasil
Definição curta de Surrealismo = além do real ( do que é real )
Alguns pintores:
1 )
Cícero Dias
Pinturas
“Eu Vi o Mundo... Ele Começava no Recife”.
Em 1931 realizou uma exposição no Salão Revolucionário, da Escola de Belas Artes, onde expôs o polêmico painel de 15,5 metros de largura por 2 metros de altura, pintado entre 1926 e 1929,
"O sono"
Um coqueiro no alto, do lado esquerdo, é o ponto áureo do quadro.
Pode-se também ver suspenso sobre este lago, uma espécie de arvore
destorcida, como numa alucinação.
Elementos suspensos são a prova de uma não-realidade, elementos
vindos de um mundo onírico ( = mundo do sonho).
As árvores destorcidas, pintadas em um tom de bege desfalecido, saltam
do quadro como se não pertencessem a ele.
" Melancia "
Cícero Dias utilizava cores alegres, representando um cenário brasileiro
repleto da alegria característica de seu povo.
- MUSEU CÍCERO DIAS localizado em Escada, Pernambuco
Tem 22 pinturas
- Há obras reproduzidas na Galeria Laart ( galeria de arte on-line )
2 )
Tarsila do Amaral
Na fase antropofágica (1928-1930), a pintora utiliza as cores fortes;
porém, sobressaem os elementos oníricos ( sonhos ), com influência surrealista.
Principal obra desse período é Abaporu (1928). “Abaporu”, em tupi,
significa “homem que come gente”.
Abaporu – 1928
No quadro vemos a valorização do trabalho braçal
(observe o pé e a mão enormes)
e a desvalorização do trabalho mental
(repare na cabeça minúscula).
O ‘Abaporu’ está localizado no "Museo de Arte Latinoamericano de
Buenos Aires (Malba)",
Avaliado em 40 milhões de dólares, mas não está à venda
O Lago - 1928
Coleção Hecilda e Sérgio Fadel – Rio de janeiro
“O Lago” tem ares surrealistas.
A flora parece um bicho, esta pintura é uma fantasia.
Algo que só existia na cabeça da artista. A fantasia vai ser uma
característica forte nas telas da fase antropofágica.
Antropofagia – 1929
Na Fundação José e Paulina Nemirovsky (São Paulo)
Duas pessoas nuas sentadas no chão, uma paisagem com cactos e folha de bananeira, sol, céu, nuvens.
Cartão postal – 1928
Coleção particular – Rio de janeiro
A Lua - 1928
Coleção particular S. Paulo
O Ovo (urutu ) – 1928
Coleção Gilberto Chateaubriand – Rio de Janeiro
Sol Poente - 1929
Foi realizada a partir de uma foto de sua fazenda na região de Itupeva,
no interior de São Paulo.
Bons estudos.