3. Em 1995, Jurandyr Ross desenvolveu uma nova metodologia de classificação para o
relevo do Brasil. De acordo com Ross, quais são as três unidades de classificação do
relevo brasileiro?
A) Planície, chapada e planalto.
B) Planalto, planície e depressão.
C) Planalto, planície e vale fluvial.
D) Cordilheira, montanha e serra.
E) Montanha, planalto e planície.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
A classificação de Jurandyr Ross (1995) do relevo brasileiro adotou como procedimento metodológico os aspectos formativos, altimétricos e geológicos do relevo, além do levantamento de imagens aéreas. Dessa maneira, o relevo brasileiro foi classificado conforme suas características geomorfológicas, com destaque para os aspectos de formação, em três tipologias distintas: planalto, planície e depressão.
Sobre a nova metodologia de classificação do relevo proposta por Jurandyr Ross em 1995, está correta a letra b.
Devido à sua grande extensão territorial, o Brasil apresenta diferentes formas de relevo. As formas mais representativas do relevo brasileiro são os planaltos, as planícies e as depressões.
O trabalho de Jurandyr Ross, foi baseado no trabalho do seu professor Aziz AB’Saber e através da análise de imagens de satélites do Projeto Radambrasil, que fez o mapeamento de todo o território brasileiro.
Através desta classificação surge um novo compartimento de relevo: a depressão, uma área mais rebaixada que o entorno, onde há o predomínio dos processos de erosão. À partir desta classificação o relevo brasileiro passa a ter três compartimentos principais: planaltos, planícies e depressões.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/25450266