História, perguntado por guidaquintero, 10 meses atrás

3- Em 1817 a elite agraria pernambucana promoveu um movimento. Que movimento foi esse, explique.

4- Quais instituições foram criadas com a chegada da Corte portuguesa?

5- Em 1820 ocorreu a chamada Revolução Liberal do Porto. O que foi essa revolução e quem liderou?

6- Explique o que foi a Batalha do Jenipapo e quais as principais consequências desse conflito.

7- Explique quais eram os fatores que dificultavam a unificação da nação brasileira após a independência.

8- Quais eram os principais grupos políticos brasileiros na época da regência? O que cada um deles propunha?

9- Levante dos Malês
quando e onde aconteceu esse movimento?

10- Explique a Revolução Farroupilha.

11- O que foi o acordo do Ponche Verde?

12- Explique o golpe da Maioridade.

13- Como eram formadas as tropas brasileiras?

14- Qual foi a participação das mulheres na guerra?

15- Durante o Segundo Reinado houve alguma mudança significativa na economia do Brasil? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por otaviotatamorais
2

3-A Revolução Pernambucana de 1817 foi um movimento separatista – o último que ocorreu no período colonial – de caráter republicano que aconteceu na Capitania de Pernambuco. Esse movimento foi liderado pelas elites locais, porém contou com grande adesão popular assim que foi deflagrado. Essa revolta teve como causa direta as mudanças ocasionadas nessa região por causa da transferência da Corte portuguesa para o Brasil em 1808.

4-

 a introdução de diferentes hábitos culturais e a criação de importantes instituições como a Imprensa Régia, o Banco do Brasil, a Biblioteca Real (Biblioteca Nacional), a Real Academia de Belas Artes E ENTRE OUTRAS

5-

A Revolução Liberal do Porto foi um movimento político, ocorrido em Portugal no ano de 1820, de caráter liberal e antiabsolutista. Ele foi importante, pois teve consequências tanto em Portugal, quanto no Brasil. Foi organizado por políticos liberais e militares portugueses, tendo o Levante do Porto (24 de agosto de 1820) seu momento de início. Contou também com a participação de integrantes do clero, da nobreza e de pessoas do povo. Teve a cidade do Porto como ponto de partida, porém, rapidamente ganhou força em Lisboa e chegou a outras cidades portuguesas.

6-

A Batalha do Jenipapo foi um dos conflitos ocorridos durante a Guerra de Independência do Brasil. Aconteceu no dia 13 de março de 1823, nas margens do riacho que leva o mesmo nome.

Deu-se entre piauienses, maranhenses e cearenses contra as tropas portuguesas, comandadas pelo Major João José da Cunha Fidié. Os brasileiros lutaram com instrumentos simples, perdendo a batalha. Foi um dos conflitos mais sangrentos do período. Acarretou na mudança de direção das tropas portuguesas.

7-

A maneira com que os países eram administrados, não era semelhante a forma adotada pelo Brasil, isso afetava a integração de brasileiros com outros vizinhos, e internamente, creio que assuntos como: escravidão, desigualdade social, nobreza, senhores, camponeses, índios, dentre outros... mantinham cada um com sua cultura e modo de pensar, consequentemente, unindo entre si e não se interagindo com as demais " formas de vida".

8-

Liberais exaltados: grupo formado por proprietários rurais, camadas médias urbanas, militares e padres.

Liberais moderados: bloco composto por proprietários rurais, especialmente cafeicultores, e comerciantes brasileiro das províncias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Restauradores: setor constituído de comerciantes portugueses e membros da administração política.

9-

Revolta dos Malês foi um levante de escravos de maioria muçulmana na cidade de Salvador, capital da Bahia, que aconteceu na noite de 24 para 25 de janeiro de 1835. Foi o levante de maior relevância da então província da Bahia. Os malês eram negros de origem islâmica, que organizaram o levante.

só cabe isso;-;

tem o arquivo do bloco de notas tem todas as respostas.

Anexos:
Perguntas interessantes