História, perguntado por 097984189202a, 6 meses atrás

3 . elabore um quadro comparativo entre a conjuração mineira e a conjuração baiana , considerando os seguintes aspectos .

(a) ano e local em que ocorreram

(b) insatisfações que levaram às revoltas

(c) grupos sociais envolvidos

(d) acontecimentos e ideias que inspiraram os movimentos

(e) reivindicações dos conjurados

(f) desfecho dos movimentos

pfv me ajudem !!!!​

Soluções para a tarefa

Respondido por PriscilaCornelius
32

→ Respostas

1) CONJURAÇÃO MINEIRA

A) A Inconfidência Mineira foi um movimento social brasileiro que ocorreu em 1789, na antiga Vila Rica (atual Ouro Preto), capital da capitania de Minas Gerais. Foi uma revolta contra o domínio da Coroa portuguesa.

B) O motivo principal que resultou na Inconfidência Mineira foi a insatisfação da elite econômica de Minas Gerais com os impostos cobrados pela Coroa portuguesa. A conspiração começou na década de 1780, mas os historiadores não sabem o ano específico em que foi iniciada.

C) A conjura mineira foi feita, principalmente, pela elite local, tanto intelectual quanto financeira. Entre eles estavam: proprietários rurais, letrados, clérigos e militares. Além disso também contava com uma sútil participação da classe média local, que era proveniente, principalmente, do comércio gerado dentro da urbanização que a mineração propiciou.

D) Inconfidência Mineira - Movimento foi resposta ao excesso de impostos. A Inconfidência Mineira, também chamada de Conjuração Mineira, foi a conspiração de uma pequena elite de Vila Rica - atual Ouro Preto (MG) -, ocorrida em 1789, contra o domínio português. ... O motivo principal da Inconfidência foi a questão da derrama.

E) Conjuração Mineira: conjurados e ideário. A Conjuração Mineira, inicialmente organizada como oposição à cobrança da nova derrama, foi um movimento de ricos e proprietários, apesar de a população em geral ser prejudicada por essa medida. ... Os conjurados, quase todos escravocratas, constituíam a elite letrada da capitania.

F) O desfecho da Inconfidência Mineira para os que conspiravam contra Portugal foi trágico. Os preparativos do movimento estavam avançados, mas a conspiração acabou sendo denunciada antes de ser iniciada. Portugal pôde agir e evitar a deflagração do movimento.

2) CONJURAÇÃO BAIANA

A) A Conjuração Baiana, também conhecida como Conjuração dos Alfaiates, foi uma conspiração de caráter separatista e republicano que aconteceu na cidade de Salvador e que foi descoberta pelas autoridades locais em 1798.

B) O principal fator que fez irromper a conjuração baiana como um movimento de revolta popular radical está relacionado às condições sociais e econômicas da região do Recôncavo baiano. No fim do século 17, a região recuperou a prosperidade econômica com o renascimento agrícola.

C) A Conjuração Baiana foi composta, em sua maioria, por escravizados, negros livres, brancos pobres e mestiços, que exerciam as mais diferentes profissões, como sapateiros, pedreiros, soldados, etc.

D) A Conjuração Baiana, assim como a Inconfidência Mineira, também teve inspiração nos ideais iluministas que eram propagados naquele período. ... Além disso, devido ao seu caráter popular, a Conjuração Baiana claramente inspirou-se em eventos como a Revolução Francesa e a Revolução Haitiana.

E) Os revoltosos pregavam a libertação dos escravos, a instauração de um governo igualitário (no qual as pessoas fossem vistas de acordo com a capacidade e merecimento individuais), por meio da instalação de uma república na Bahia. Defendiam a liberdade de comércio e o aumento dos salários dos soldados.

F) Influenciada pela Revolução Francesa e pela Revolução Haitiana, a Conjuração Baiana foi fortemente reprimida. Seus membros foram presos e, em 1799, os líderes do movimento foram condenados à morte ou ao degredo.

Perguntas interessantes