3 - E se a moralidade fosse posta à prova? Enxergaríamos sociedade como um todo ou ficaríamos cegos a ela?
Alguém consegue essa?
Soluções para a tarefa
Explicação:
Ficaríamos cego dependendo da situação.
Com toda certeza, ética é algo universal, mas isso não significa que seres humanos ajam sempre de acordo com a regra ou com o ideal. Se vivêssemos um apocalipse por exemplo, muitos não hesitariam em matar para sobreviver, ainda que isso nos faça monstros. Pensaríamos em nós mesmos. Isso não significa que todos sejam assim. Cabe a cada um tomar as atitudes com as quais não se arrependam no futuro
- Bom,baseado em alguns estudos de sociologia que estou fazendo...sim é totalmente possível que ficássemos cegos em algumas situações.
- Com toda certeza, ética é algo universal, mas isso não significa que seres humanos ajam sempre de acordo com a regra ou com o ideal. Se vivêssemos um apocalipse por exemplo, muitos não hesitariam em matar para sobreviver, ainda que isso nos faça monstros. Pensaríamos em nós mesmos. Isso não significa que todos sejam assim. Cabe a cada um tomar as atitudes com as quais não se arrependam no futuro.
- Exemplos de que as vezes ficamos cegos pela sociedade são de alguns filmes que vou deixar aqui em baixo pra vc caso queira assistir (ou ja tenha assistido,também são todos relacionados a sociologia).
- Tomei a liberdade também de colocar alguns comentários do Prof Braian sobre os filmes!
- Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)
O filme aborda a desigualdade social, discriminação sexual e os problemas que passam os indivíduos da periferia dos grandes centros urbanos.
- Ele Está de Volta (2015)
A crítica central é a postura ideológica das sociedades do século XXI. Sem conseguir enxergar a si mesma, a sociedade (e os indivíduos dela) alimentam o discurso de ódio e a intolerância.
- Ensaio sobre a cegueira (2008)
O que seria de nós sem as normas sociais? Nossas regras e nossos valores são naturais? E se a moralidade fosse posta à prova? Enxergaríamos a sociedade como um todo ou ficaríamos cegos a ela?
- Tropa de Elite (2007)
O filme mostra um pouco dos problemas que envolvem a Polícia Militar do Rio de Janeiro e seu impacto com a população.
- V de Vingança (2005)
Atitudes como o terrorismo são “más” ou “erradas” por si mesmas? Ou será legítimo dentro de uma sociedade alienada e dominada?
- Diários de motocicleta (2004)
Além de retratar um pouco da biografia de famoso “Che” Guevara, o filme mostra os problemas sociais da América do Sul e os motivos para um engajamento político.
- Clube da Luta (1999)
A vida nos grandes centros urbanos é muito estressante. Resultado: ficamos doentes. Quando toda uma sociedade se torna doente, resta lutar contra aquilo que nos faz adoecer.
- A Onda (1981 ou 2008)
Por que o nazismo deu certo? Como a sociedade pôde aceitar e louvar o nazismo? As duas versões do filme mostram como nós, agentes sociais, idolatramos as vertentes fascistas sem perceber que o estamos fazendo.
- Carandiru (2003)
Baseado na história real do complexo penitenciário Carandiru, o filme retrata a vida dos detentos, seus dilemas, as injustiças que causam e que sofrem, culminando na atrocidade feita pela polícia dentro do presídio.
- Tempos Modernos (1936)
Um dos maiores clássicos do cinema para sociologia! Chaplin resume em um só filme as mais diversas contradições sociais da vida urbana moderna: alienação dos processos produtivos, exploração do trabalhador, engajamento político, problemas penitenciários, consumismo, dentre tantos outros temas sociológicos.
Espero ter ajudado...
Bons estudos...