3 e 4 revolução tecnológica
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Terceira Revolução Industrial corresponde ao período após Segunda Guerra Mundial em que o aprimoramento e os novos avanços no campo tecnológico passaram a abranger o campo da ciência, integrando-o ao sistema produtivo. Essa fase da Revolução Industrial é também conhecida como Revolução Técnico-Científica-Informacional.
Quando e como ocorreu a Terceira Revolução Industrial?
A Terceira Revolução Industrial ocorreu em meados do século XX, a partir da década de 1950. Nesse momento, diversos campos do conhecimento começaram a sofrer mudanças em consequência do avanço tecnológico vivido nesse período e jamais visto anteriormente.
As indústrias que desenvolveram alta tecnologia começaram a se sobressair em relação às indústrias que se destacavam nas fases anteriores da Revolução Industrial, como a metalurgia, siderurgia e a indústria de automóveis.
Assumiram posição de destaque, nesse momento, a robótica, genética, informática, telecomunicações, eletrônica, entre outros. Os estudos desenvolvidos nessas áreas acabaram modificando todo o sistema produtivo, visto que o objetivo era produzir mais em menos tempo, empregando tecnologias avançadas e qualificando a mão de obra que assumiu a liderança em todas as etapas de produção, comercialização e gestão das empresas envolvidas na fabricação e comércio dos bens produzidos.
Além de novas invenções, muitas criadas para servir à Segunda Guerra Mundial, houve também aprimoramento de invenções mais antigas. Tudo isso associado ao processo produtivo. Máquinas mais eficientes, instrumentos mais precisos e a introdução de robôs alteraram o modo de organização da indústria, possibilitando o aumento da produção e dos possíveis lucros, diminuindo os gastos com mão de obra, bem como diminuindo o tempo que se levaria até a fabricação do produto final.
A era digital vem se consolidando por mais de uma década. Se computadores, smartphones e internet antes eram luxos, hoje são componentes fundamentais no dia a dia da maioria das pessoas. Graças ao crescimento destas tecnologias, passamos hoje pela era da informação, também chamada de quarta revolução industrial ou indústria 4.0. E, acredite, esse é um conceito vital para qualquer negócio.
O caminho da indústria na história é bem antigo. A primeira revolução veio com a máquina a vapor, que permitiu aos artesãos criarem peças maiores em menos tempo.
Com a chegada da energia elétrica, ocorreu a segunda revolução, que focou na produção em massa. A terceira veio com a computação, exibindo os primórdios da inteligência artificial. E hoje, na quarta revolução, há uma grande integração de informações para automatizar as mais variadas funções.
Neste post, vamos detalhar esse conceito, explicando quais são as características dessa quarta revolução industrial e sua importância para as empresas. Acompanhe o texto!
O que caracteriza essa revolução?
Dados são o novo ouro
Cada era teve seu recurso primordial, como o carvão e a eletricidade. Porém, hoje em dia esse objeto é um pouco menos tangível. Conhecimento é a mercadoria de maior valor para a quarta revolução industrial, pois ele permite aproveitar melhor os recursos disponíveis e produzir com mais qualidade em menos tempo.
Máquinas que aprendem
Junto com a informação, também vem o aprendizado das inteligências artificiais. Graças ao grande acervo de ferramentas de dados, como o Big Data, a Nuvem e a Internet das Coisas, as máquinas já podem encontrar novos padrões de atuação, fazer testes e se tornarem mais inteligentes.
Quais são os desafios da quarta revolução industrial?
Cada vez menos diferença entre humano e máquina
Com o crescimento da inteligência artificial que citamos acima, também ocorre outra questão: como separar as máquinas dos humanos.
Isso não é só uma questão filosófica sobre o que nos torna especiais, mas também um problema prático. As primeiras revoluções já prejudicaram grande parte da população mundial quando operários foram substituídos pelas máquinas. Não quer dizer que a tecnologia seja um problema, apenas que ela deve ser bem analisada.
Por que ela é tão importante nas empresas?
Novo público com novas demandas
Essa revolução não apareceu por acaso. Ela é um reflexo de sua era, onde todos os consumidores esperam respostas rápidas para suas dúvidas e querem praticidade no dia a dia. Para essas demandas, os modelos clássicos de produção não funcionam mais. Você precisa se adaptar a esta nova realidade se quer continuar relevante em seu mercado.