3) Durante a entrevista, o pesquisador apresentou uma tee sobre a origem da violência no Brasil. Responda a) Segundo o entrevistado, quais ão as raizes da violência no Brasil? Explique. b) O que o contexto histórico da criação da nação brasileira revela sobre a herança cultural da violência no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
as raízes devem ser buscadas desde a colonização nos seus modos cruéis e rudes de dominação. Essa referência e feita ao fato dos portugueses terem invadido o brasil e tomado as terras dos índios
A respeito da entrevista “Crise política e fragilidade das instituições agravam a violência”, podemos afirmar:
- a) A violência no Brasil tem suas raízes na colonização, em que os europeus usaram de mecanismos de força, por meio de ações cruéis, para dominar o território.
- b) A partir da contextualização histórica do surgimento da nação brasileira, é possível entender como se deu a instituição da cultura da violência no território brasileiro. Os colonizadores, por meio do emprego da força, dizimaram inúmeras tribos indígenas, invadindo suas terras e ocupando o território, como se fosse uma atitude legítima. Da mesma forma, o uso da força se tornou meio para se combater inimigos, opositores políticos e até mesmo movimentos de protesto, como se houvesse amparo legal para o uso da violência.
Sociedade brasileira
A formação da sociedade brasileira é profundamente marcada pela cultura da violência. Além da extinção dos índios e do uso da mão de obra escravizada, as invasões de territórios ocupados por inimigos eram algumas das formas de se obter acesso a poder e riqueza no território. Tal condição de poderio levava à subordinação de familiares e agregados. Assim como no passado, a violência nas relações sociais se perpetuou, indo parar nas regiões periféricas, em que diferentes grupos armados lutam em defesa dos seus interesses de domínio sobre regiões em que imperam o tráfico de drogas.
Saiba mais sobre organização social e violência em:
https://brainly.com.br/tarefa/10741652
#SPJ2