3 — Duas cargas elétricas de respectivamente 35C e 3C estão situadas numa região do espaço. Desenhe o esquema de linhas de campo para esse conjunto de cargas. Determine o valor da força elétrica que uma carga exerce sobre a outra e do campo elétrico de cada carga.4 — Em uma impressora a jato de tinta, gotículas de tinta com carga elétrica q atravessam um campo elétrico uniforme E de intensidade igual a 8 × 105 N/C, sendo depositadas em uma folha de papel. Descreva com suas palavras o funcionamento da impressora e os fenômenos eletrostáticos que permitem seu funcionamento.5 — Duas cargas puntiformes q1 = 6C e q2 = –2C estão separadas por uma distância d. Marque a alternativa que melhor representa as linhas de forças entre as cargas. Explique sua resposta.6 — Pesquise sobre o poder das pontas na eletrostática e como este princípio é aplicado no dispositivo pára-raios.7 — Pesquise o funcionamento da gaiola de Faraday e descreva qual procedimento deve ser adotado caso um raio caia sobre um carro.
Soluções para a tarefa
Resposta:
3 -O desenho mostram a repulsão entre as duas cargas, pois elas são positivas. O calculo com o nome de F é a força elétrica, e fica com esse D ai em baixo mesmo, porque ele é irrelevante. O V representa o calculo do campo elétrico, que da mesma forma que a força o d é irrelevante, o que importa é a demonstração do calculo não o resultado final, porque afinal nem nos foi dado uma distancia entre elas. Existem duas contas, uma para cada força, porque tem que calcular o campo elétrico de cada uma, jã a força é um conjunto.
Fórmula da força elétrica:
F = ko. Q1. Q2/d^2
Fórmula do campo elétrico:
V = Ko. Q / d
4-ao ligar a copiadora o cilindro vai ser carregado positivamente,atraves de um fio que retira a carga de eletrons .O material entra em atrito e adquire carga negativa ,dessa forma cria um desenho eletrostatico.
5-esposta:Alternativa C
Explicação:As linhas de campo vão sempre sair da carga positiva e entrar na carga negativa.Além disso,como q1 possui módulo maior,vai ter linhas saindo dela mas que não vão entrar em q2 nem em lugar nenhum.Logo,a única alternativa que satisfaz tudo isso que está sendo exigido é a letra C
6-Poder das pontas é uma propriedade dos condutores de concentrar cargas elétricas em suas extremidades pontiagudas. É nessa teoria que se baseia o funcionamento do para-raios. Em materiais condutores, a carga elétrica distribui-se em torno da superfície. Dessa forma, o campo elétrico é nulo.
7-Quando um carro é atingido por um raio, as cargas elétricas se espalham por sua superfície metálica externa sem ameaçar quem está dentro. Quando os pneus estão molhados pela chuva, essas cargas passam por eles e se descarregam no solo