3 — Duas cargas elétricas de respectivamente 35C e 3C estão situadas numa região do espaço. Desenhe o esquema de linhas de campo para esse conjunto de cargas. Determine o valor da força elétrica que uma carga exerce sobre a outra e do campo elétrico de cada carga.
Soluções para a tarefa
Explicação:
O desenho mostram a repulsão entre as duas cargas, pois elas são positivas. O calculo com o nome de F é a força elétrica, e fica com esse D ai em baixo mesmo, porque ele é irrelevante. O V representa o calculo do campo elétrico, que da mesma forma que a força o d é irrelevante, o que importa é a demonstração do calculo não o resultado final, porque afinal nem nos foi dado uma distancia entre elas. Existem duas contas, uma para cada força, porque tem que calcular o campo elétrico de cada uma, jã a força é um conjunto.
Fórmula da força elétrica:
F = ko. Q1. Q2/d^2
Fórmula do campo elétrico:
V = Ko. Q / d
A força elétrica exercida por duas cargas (uma pela outra) é determinada pela equação F = K.q1.q2/d², Onde F é a força elétrica, K é a constante eletrostática do meio (para o vácuo K = 9x10^(9)), q1 é o valor da carga 1, q2 é o valor da carga 2 e d é a distância entre elas.
Consideramos os seguintes valores e resolvemos o problema:
K = 9x10^(9)
q1 = 35 C
q2 = 3 C
d = 1 m
Portanto, temos:
F = K.q1.q2/d² ⇒ F = 9x10^(9).35.3/1² ⇒ F = 9,45x10^(11) N.
O desenho das linhas de campo se encontram em anexo e representam a força de repulsão (já que as duas cargas são positivas).
pontos C e D.