3)Do ponto de vista econômico, a principal atividade era o plantio de café. Descreva o ciclo do
café (o ouro negro).
Soluções para a tarefa
No auge do Ciclo do Café, o Brasil teve domínio sobre a oferta mundial do produto, conseguindo facilmente controlar seus preços. Com isso, obtinha grandes lucros com a venda dos grãos.
A produção de café no Brasil se intensificou por volta de 1820. Entre as décadas de 1830 e 1840, ele ficou em primeiro lugar entre os produtos exportados pelo país.
O transporte de mercadorias nessa época era realizado com a ajuda de burros e carroças. Calcula-se que eram levados aos portos fluminenses de Parati e Angra dos Reis cerca de 100 mil sacas do café produzido no vale do Paraíba, e anualmente chegavam ao porto de Santos cerca de 200 mil animais carregados com mercadorias, dentre elas o café. O surgimento das ferrovias agilizou as exportações do produto. A primeira ferrovia do Brasil foi inaugurada em 1854, no Rio de Janeiro. A primeira ferrovia de São Paulo entrou em funcionamento em 1867 — nesse estado, a construção das estradas de ferro está diretamente relacionada ao cultivo do café. Também por incentivo da produção cafeeira, os portos do Rio de Janeiro e de Santos passaram por grandes reformas na época.
Durante boa parte do Ciclo do Café, a mão de obra utilizada nas lavouras e no transporte foi a dos escravos. Com a proibição do tráfico negreiro para o Brasil em 1850 e a consequente abolição da escravatura no país em 1888, os fazendeiros precisaram encontrar outro tipo de mão de obra. O governo passou então a incentivar a vinda de imigrantes europeus, particularmente italianos.
A região de São Paulo era a mais propícia para o cultivo do café. São Paulo se tornou na época um dos estados mais ricos, e ali surgiram importantes fazendas cafeeiras.
Resposta:
As primeiras plantações de café do Brasil datam do período colonial. Foi na monarquia que essa cultura alcançou grande expansão.
As primeiras mudas e sementes foram trazidas da Guiana Francesa, pelo paraense Francisco de Melo Palheta, em 1727, e plantadas próximas a Belém do Pará.
Em 1760 foram trazidas mudas para Rio de Janeiro, pelo desembargador João Alberto Castelo Branco. O café expandiu-se graças à mão-de-obra escrava, à facilidade de transporte e à proximidade do porto.
Do Rio de Janeiro, a cultura expandiu-se para São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Posteriormente, atingiu o Oeste Paulista.
Terra roxa e clima temperado e úmido foram fatores que favoreceram a aclimação do café na Região Sul (Paraná).
Explicação:
Pesquisei muito e encontrei este resumo. Espero ter ajudado